sábado, 31 de outubro de 2009

PREFEITO E VEREADORES VISITAM OBRAS






Na manhã deste sábado o prefeito Toinho de Dorinha e os vereadores Gilson, Pedro e Luciano visitaram a obra de construção da Agência da Previdência Social.

Com a construção do INSS em Poço Verde garante empregos durante e após a construção para diversos Poçoverdenses além disso irá oferecer diversos serviços de atendimento da Previdência Social a população de toda região.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PREFEITURA BUSCA PARCERIA



Funcionários públicos tiraram um série de dúvidas a respeito da implantação do condominio dos servidores. Reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29, com a presença do Superintendente da Caixa Economica Federal em Sergipe Luciano Pimentel, que fez uma explanação de como e o que fazer para a implantação efetiva do condominio, que fará parte do "programa minha casa minha vida" do Governo Federal. No final da reunião o prefeito Toinho de Dorinha disse que fará uma pré-inscrição para saber da demanda. O condominio seria formado de casas quanto ao numero que será construida irá depender da demanda.
Participaram da reunião o prefeito Toinho de Dorinha os vereadores Gilson, Luciano, Rita, Gileno e João Raimundo.

sábado, 24 de outubro de 2009

MANIFESTAÇÃO DOS PREFEITOS MOSTRA QUE PREFEITURAS ESTÃO PARA FECHAR DE VEZ




Os prefeitos sergipanos promoveram uma grande mobilização, no final da manhã desta sexta-feira (23), em um ato realizado no plenário da Assembleia Legislativa. Na manifestação foi firmado um pacto entre os gestores para celebrar o Dia Nacional de Defesa dos Municípios. Além dos prefeitos, também participaram do encontro vice-prefeitos, vereadores, lideranças municipais, servidores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, e o senador Antônio Carlos Valadares (PSB).

Em Sergipe, coube aos presidentes das três Associações dos Municípios Sergipanos – Gilson dos Anjos (DEM), Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba; Antônio da Fonseca Dórea (PSB), Associação dos Municípios da Região Centro Sul; e Ricardo Roriz (PT), Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco – a preparação de todo o ato, inclusive na mobilização dos 75 prefeitos de todo o Estado.

A mobilização organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) teve o objetivo principal de levar à população informações sobre os reflexos da crise econômica na gestão das prefeituras em todo o País, que resultou, em especial, na queda de duas fontes essenciais de recursos para os municípios: o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O ICMS, recurso oriundo dos estados, é o imposto embutido nos preços de mercadorias e serviços e seu percentual varia de acordo com o produto e o Estado, que tem autonomia para defini-lo. No caso do FPM, repassado pela União, um dos fatores de sua redução foi a queda na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Durante alguns meses de 2009, o governo federal reduziu esse tributo de algumas mercadorias como forma de aquecer a economia nacional.

O prefeito da Barra dos Coqueiros e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, Gilson dos Anjos, disse que “os municípios agonizam com uma queda substancial das receitas. O Fundo de Participação dos Municípios é o maior exemplo. Na arrecadação dos royalties a queda foi de quase 40%. Isso tem deixado a todos os nós prefeitos com um sentimento amargo, porque nós fomos eleitos com a população sonhando com grandes transformações em seus municípios. Ou se ajuda os municípios nesse momento ou, depois de dezembro, nós vamos ver o fechamento de várias prefeituras. Vamos pedir socorro junto ao Congresso Nacional, junto aos deputados federais e aos senadores. Uma reivindicação mais do que justa é a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) neste final de ano. Não estamos pedindo a isenção, mas que se estabeleça uma medida mais flexível”, comentou. .
Já o prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro Sul, Antônio da Fonseca Dória, disse que “essa foi uma iniciativa que teve como objetivo mobilizar e refletir, com os diversos setores da sociedade, sobre a atual situação dos nossos municípios, principalmente, em virtude dos problemas ocasionados pela queda das receitas neste ano de 2009. Estamos organizados hoje também para pressionar as demais esferas de poder e o Congresso Nacional para que adotem as medidas necessárias ao correto financiamento das políticas públicas, fundamentais para a população brasileira. O nosso encontro foi muito bom, digo até que superou as nossas expectativas. Mas, na verdade a nossa manifestação não acaba hoje, continuamos mobilizados até que as reivindicações sejam atendidas. O nosso propósito, que era o de chamar a atenção da sociedade e pedir apoio da bancada federal, nós conseguimos. Todos os deputados presentes se comprometeram a ajudar. Vamos aguardar”.

O prefeito de Santana do São Francisco e presidente da Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco, Ricardo Roriz, disse que “os municípios sergipanos, principalmente aqueles que sobrevivem apenas do FPM, estão em situação de calamidade pública. Os prefeitos estão sufocados pela Lei de Responsabilidade Fiscal e estão demitindo como forma de não ultrapassarem o limite prudencial de gasto da receita com a folha de pagamento. Além disso, só em 2009, a queda no repasse do FPM, segundo a CNM, será de R$ 8 bilhões. Hoje estamos mostrando toda essa realidade para a sociedade. Na minha avaliação, o Dia Nacional em Defesa dos Municípios aqui em Sergipe foi bastante positivo. Mais de 80% dos prefeitos compareceram a nossa manifestação.
A demonstração é que realmente as prefeituras estão em crise e precisando de ajuda. Essa união dos gestores é importante, nos dará uma maior valorização. A partir de agora vamos fazer uma carta ao governador do Estado, Marcelo Déda, ao presidente Lula e aos parlamentares com todas as reivindicações. Mas, estou feliz que o nosso objetivo de mobilização foi alcançado”.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Mardoqueu Bodano (PRB) disse que “essa luta tem que ser o início, pois é uma forma de cada prefeito reivindicar a queda das receitas, a exemplo da primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios, que no mês de setembro caiu 15,4%. Essa parcela depositada é a menor em seis anos, sem esquecer da verba da merenda escolar, que os municípios recebem R$ 0,22 por cada aluno. Por isso, essa luta é apenas o inicio. Essa unidade nunca houve antes. Com essa união, acreditem, que dias melhores virão. A luta é de todos. É do povo brasileiro”.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GOVERNO ANUNCIA AÇÕES DO PLANO DE COMBATE À DENGUE


O governador em exercício, Belivaldo Chagas, e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, lançaram oficialmente nesta segunda-feira, 19, as ações estaduais de combate à dengue. Durante a apresentação, o governador informou aos prefeitos, secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e profissionais da imprensa sobre as medidas que fazem parte do Plano de Contingência para o Controle da Dengue, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O Governo disponibilizará 26 carros-fumacê e 600 agentes de endemias em 74 municípios, à exceção de Aracaju, que tem sua brigada própria. Belivaldo enfatizou as responsabilidades do Governo e convocou os representantes dos municípios e a própria população a assumir o seu papel na luta contra a doença em três principais frentes: prevenção e educação; combate ao vetor; e assistência ao paciente.
"A palavra-chave para o sucesso desta campanha está na organização e no envolvimento de todos. O Governo não consegue resolver o problema da dengue sozinho. Por isso, trabalhamos sempre para que, culturalmente, as pessoas compreendam cada vez mais o seu papel nesta luta para que, no futuro, União, Estado e municípios não precisem investirgrandes quantias na conscientização da população. O Governo está alerta para a dengue e o pedido que faço é que as prefeituras se empenhem ao máximo porque, por parte do Estado, não vai faltart o apoio necessário para que possamos evitar uma nova epidemia da doença", destacou o governador em exercício, Belivaldo Chagas, que visitou as obras de construção do novo Pronto Socorro do Huse antes do anúncio do plano contra a dengue.
Leia mais www.se.gov.br

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GOVERNO E UNICEF LANÇAM NOVA EDIÇÃO DO SELO MUNICÍPIO APROVADO


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou nesta quinta-feira, 15, a nova edição do Selo Unicef Município Aprovado (2009-2012), no auditório do Palácio dos Despachos, onde também foram publicados os resultados da Edição 2008 – Bahia e Sergipe. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, através do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional ‘Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido’, presidido pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e representado pela presidente interina Maria Luci Silva, que também é secretária adjunta da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se em planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Aqueles municípios que alcançarem os maiores avanços nesse projeto têm os esforços reconhecidos e certificados pelo Unicef.
O coordenador do Unicef para os Estados de Sergipe e Bahia, Ruy Pavan, destacou a importância do Selo e as novidades do programa que abrange 49 municípios do semiárido sergipano. “O Selo é um mobilizador para que as políticas públicas sejam mais voltadas para as crianças. E a surpresa deste ano é que mais 13 municípios sergipanos entraram na lista de participação no programa. Isso é resultado de um regime de parceria entre o Governo Estadual e os municípios, que cumprem muito bem esse papel. E vale salientar aqui a participação essencial do governador Marcelo Déda, pois o Unicef tem recebido um apoio substancial do Governo de Sergipe”, disse, enfatizando que o Estado conseguiu inscrever 100% do semiárido no programa.
O prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul, Tonho de Dorinha, garantiu que vai se empenhar, por meio da Associação, para que todos os prefeitos do Centro-Sul se inscrevam no programa para melhorar os indicadores sociais. “A gente tem o desejo de ganhar o Selo, e com esse desejo é que vamos batalhar para melhorar os índices de desenvolvimento de crianças e adolescentes no semiárido sergipano”, afirmou.
Leia mais www.se.gov.br

ASSENTAMENTO IRÁ GERIR UNIDADE DE CONSERVAÇÃO


A comunidade do Assentamento Santa Maria das Lages, localizado no município de Poço Verde, distante a 145Km da capital sergipana, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh) para assistir a uma apresentação sobre Gestão em Unidade de Conservação(UC). A iniciativa visa assegurar o melhor desempenho dos assentados no processo de criação de uma UC, localizada nas imediações do assentamento.

Os técnicos apresentaram todo o processo para criação de gestão de UC, desde a parte inicial de levantamento de diagnóstico técnico-científico da área até o momento da assinatura de decreto governamental. Na oportunidade, os técnicos citaram a implantação das duas Unidades de Conservação da Natureza criadas e geridas pela Semarh: o “Refúgio de Vida Silvestre”, localizado no município de Capela, e o “Monumento Natural Grota do Angico”, situado em Poço Redondo.
A apresentação contou com a presença de representantes das 38 famílias que moram no assentamento. No total, o assentamento Santa Maria das Lages é composto por mais de 250 pessoas. Para o líder da comunidade dos assentados, José de Jesus, gerir a mata será uma satisfação entre os assentados. “A gente vem cuidando bem do local. Não há queimadas e nem lixo jogado nela. Continuar preservando a natureza e os seres vivos é tudo o que queremos”, revela.

Presente na apresentação, o prefeito de Poço Verde, Antônio Dórea (Tonho de Dorinha), disse estar muito feliz com o andamento dos trabalhos. “Iniciamos a condição de se criar uma UC no assentamento com a visita do secretário à área. Agora chegou explicações do que seja uma área de preservação ambiental para os assentados daqui. Observo que o nosso sonho não vai ficar no papel, irá se tornar realidade”, comemora o prefeito.
As crianças, Leandro Santana; Lucineia de Jesus, ambos com 11 anos; Gleice Alves, de 9 anos e Lucas Felix, de 12 anos, filhos dos assentados, também participaram da apresentação. Para Leandro, de olhar esperto, a preservação da mata será muito importante. “Eu não vou usar o meu badogue mais para caçar passarinhos. Eu queria prendê-los na gaiola, achava legal. Mas eu não farei mais isso senão eles deixarão de existir aqui na mata”, reflete o menino.

A tipologia da área, se “Parque ” como é pretendido ser chamado, ou outra classificação, somente será prescrita após realização de diagnóstico técnico-científico e consulta as comunidades que serão diretamente envolvidas Esse encaminhamento estará sendo realizado pela equipe técnica da Superintendência de Biodiversidade e Florestas da Semarh(SBF/Semarh), com a participação da prefeitura municipal de Poço Verde.

A próxima apresentação irá ocorrer na próxima quarta-feira, dia 21, no centro do município de Poço Verde no Colégio Estadual João de Oliveira.

Doação

No mês de agosto deste ano, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), confirmou que cederá exatos 70 hectares de área de Reserva Legal do Assentamento Santa Maria das Lages para a criação da UC municipal. A área é rica em vegetação nativa da Caatinga com transição para Mata Atlântica. No local é possível avistar exemplares de Cedro, espécie ameaçada de extinção.

Presente na ocasião da confirmação da cessão da área, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, apoiou o feito do Incra pela representatividade ambiental da área. Também, ao visitar ainda as quatro nascentes do município, algumas de consumo humano de povoados, Márcio assegurou que as nascentes irão ser beneficiadas pelo Projeto “Recuperando Nascentes e Municípios” desenvolvido e coordenado pela Semarh em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e a Sociedade Semear. Hoje o projeto já contempla a recuperação de 110 nascentes, localizadas na sub-bacia do rio Piauí, o rio Piauitinga.

Sendo criada a Unidade de Conservação da Natureza Municipal, a administração ficará a cargo da prefeitura municipal de Poço Verde, e deverá ser gerida de forma participativa com conselho consultivo. De acordo com o secretário Márcio Macedo, a secretaria estará dando todo o apoio técnico em todas as ações que envolvem o processo de criação da UC. “A preservação da mata e mananciais abre o leque para estudos, pesquisas e ecoturismo na região”, defende.

PREFEITURA BUSCA APOIO DA CONAB PARA BENEFICIAR GRUPO DE JOVENS




Após a solenidade da manhã de quarta-feira, 14, o prefeito Toinho de Dorinha convidou a Drª Rose Pondé para conhecer o moinho de milho do povoado São José. O qual um grupo de jovens capacitados produziram diversos produtos derivados do milho, durante um bom tempo demonstrando interesse, capacidade de tornar se futuros empresarios, só que para os jovens dar continuidade ao trabalho é necessario alguns itens, o principal deles a garantia de venda, a Conab demonstrou total interesse em comprar os produtos só que para isso é necessário ter reconhecido nacional de responsabilidades fiscais e de saúde. A orientação foi de que fosse feito um projeto contendo o que é necessario para a aquisição dos itens indispensaveis para o funcionamento do moinho. Os jovens voltarão a se reunir para discutir os mecanismos e a parcerias que buscarão para resolução das pendencias.

SECRETARIOS MUNICIPAIS NA CÂMARA DE VEREADORES


O secretario de finanças Thiago Dórea esteve espontaneamente na última terça, 13, na câmara de vereadores, para falar das finanças do municipio e dos recursos da educação especificamente. Na terça-feira proxima 20, será a vez da secretaria de educação do municipio Jeovanne Neta, ir a casa para falar sobre a pasta.

OUTRAS OBRAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO DO ESTADO


Em solenidade na manhã de quarta, 14, o Governador do Estado Belivaldo Chagas autorizou a realização do processo licitatorio para a reforma e ampliação da Escola Estadual Epifânio Doria que terá laboratórios de teologia, fisica e química e mais 2 laboratorios de informática e auditório. A obra está orçada em R$ 780.000,00 (setecentos e oitenta mil reais), mais R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais) que já foi pago pela elaboração do projeto.
Quanto a reforma da Escola Estadual Sebastião da Fonseca uma das escolas mais antigas no município, o governador informou que o processo licitatorio está em andamento e que no inicio de novembro estará autorizando a ordem de serviço para a execução da obra. A reforma da Escola Estadual Sebastião da Fonseca custará R$ 477.000,00 mil reais.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PREFEITO E GOVERNADOR LANÇA PROGRAMA E ASSINAM ORDENS DE SERVIÇO




O governador em exercício, Belivaldo Chagas, lançou nesta quinta-feira, 14, o programa Política de Garantia de Preços para Grãos. Dentro da meta do Governo do Estado de fortalecer a agricultura familiar, o programa garante valores de referência para os grãos de milho e feijão. O lançamento aconteceu no Espaço Cultural e Turístico José Joaldo Lisboa Araújo, localizado na cidade de Poço Verde.

Com este lançamento, o Governo tenta evitar que os agricultores vendam a produção a preços abaixo do mercado. Por Sergipe ter conseguido safras recordes de milho e feijão, os especuladores tentam comprar a mercadoria a preços menores."Este ato é uma garantia de preços justos para o agricultor. Se na época de safra não garantirmos um preço mínimo, os atravessadores acabam comprando a mercadoria a preços mais baixos, o que pode prejudicar o sustento dos agricultores e suas famílias", explicou o governador em exercício, Belivaldo Chagas.

Em 2006, por exemplo, foram produzidas 200 mil toneladas de milho. Neste ano, o número já chegou a 704 mil toneladas. A produção atrai para os municípios especuladores que tentam comprar os grãos a preços abaixo dos custos de produção. Por isso, mais uma vez Governo de Sergipe interfere para equilibrar o mercado com o valor de referência em R$ 19 a saca de 60 quilos. As especulações sinalizam apenas R$ 16 a R$ 17 nas feiras de Poço Verde.

Para conseguir esses valores, o Governo de Sergipe buscou interferência da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), para adotar uma política de garantia de preços e equilibrar o mercado. No caso do feijão, alguns agricultores colocaram seu produto na feira, comercializando na faixa de R$ 30 a R$ 40 a saca de 60 quilos. O valor de referência do grão passou a ser R$ 87,60 e a Conab garantiu o pagamento de R$8 mil para cada agricultor.

"Graças à política agrículo do governo do presidente Lula, desde 2005 já foram investidos em Poço Verde R$ 3,5 milhões em 2,5 mil toneladas de grãos. Foi no governo Lula que o feijão e o milho distribuídos pela Conab a famílias de baixa renda em Sergipe começou a ser comprado dos próprios produtores sergipanos", revelou.

Segundo o prefeito de Poço Verde, Antônio Dória, a medida é fundamental porque fortalece a principal atividade econômica do município: a agricultura familiar. "Aqui, 99% dos agricultores são do tipo familiar, o que equivale a aproximadamente 3,2 mil pessoas. Multiplique isso por quatro, que é a média de pessoas numa família, e você tem aí mais de 12 mil pessoas beneficiadas", frisou.

INSS

Durante o lançamento, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma agência do INSS no município. O Governo Federal vai destinar R$ 833.121,50 para a obra da agência e mais R$ 350 mil para aquisição do mobiliário. O município de Poço Verde tem 4.339 aposentados e pensionistas, totalizando um pagamento de benefícios mensal de R$ 1.891.314,93.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO: SECRETARIO E PROCURADORA RECEBEM PROFESSORES


Na manhã desta terça-feira, 06, representantes do sintese e legislativo municipal foram recebidos pelo secretario de finanças Thiago Dórea, pela procuradora do município Raiane Michelle. Na pauta a educação em Poço Verde e o problema que envolveu a classe nos últimos dias.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SAÚDE: TORNEIO DEMOSNTRA QUE É POSSÍVEL VENCER AS BARREIRAS



Mesmo tardia não poderíamos deixar de registrar a execelente participação da equipe de Futsal do Caps" Terra do Meu Sertão de Poço Verde, que por sinal fez bonito na abertura do evento do Primeiro Intercaps Estadual no ultimo dia 25.
A equipe composta por 16 usuários mostraram que além de organizados são bons de bola. No jogo de Abertura com o CAPS Senador Renildo Santana de Itabaianinha ganharam por WXO, no amistoso de abertura com CAPS Janete Alves Lima de Salgado o placar foi 3X3.
Nesse momento lidera a competição estadual os CAPS de Poço Verde E CAPS de Salgado.

INCLUSÃO SOCIAL: DIA DO IDOSO É COMEMORADO COM FESTA






















Na tarde desta quinta-feira, 02, a secretaria municipal de Inclusão Social com o apoio do Cras "Centro de Referência da Assistencia Social" realizou um evento em comemoração ao dia do idoso, o que reuniu diversos participantes. Brincadeiras, musicas, brindes, lanches fizeram da tarde uma tarde especial muitos idosos Poçoverdenses.
Ao lado da secretaria Josefa Dórea, o prefeito Toinho de Dorinha e vereadores prestigiaram o evento.

AGRICULTURA: REUNIÃO DEFINI ESTRATÉGIAS DE COMO SERÁ A 6ª EXPOVERDE


O prefeito Toinho de Dorinha e o secretario municipal de agricultura Ademi Oliveira participaram nesta quinta, 01 de outubro, de reunião com técnicos do Sebrae e com representantes da Associação de Ovinos e Caprinos, para definir estratégias de como será a 6ª Expoverde e a 3ª Feira da Agricultura Familiar.

MINERADORA LANÇA SITE


Mineradora que irá explorar mármore preto lança site e exibe produto extraído de Poço Verde. www.carbogran.com