quinta-feira, 28 de abril de 2011

POÇO VERDE: INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO É INAUGURADA


Parceria SESI e Prefeitura Municipal de Poço Verde garante mais uma importante conquista para os Poçoverdenses.

As Unidades SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento

Os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 2000 títulos à disposição dos usuários.

Através da Lei 559/2010 a unidade de Poço Verde recebeu o nome de Ladislau Paulo dos Santos, filhos do homenageado estiveram presentes na solenidade. Ladislau nasceu na Fazenda Rompe Gibão na época Município de Tobias Barreto e posteriormente passou a morar no povoado Cacimba Nova, Bilau Paulo como era conhecido faleceu com mais de 100 anos, além de professor Ladislau era uma pessoa muito comunicativa.

Participou da solenidade os vereadores Gilson Santos do Rosario, presidente da câmara municipal e José Luciano e Pedro de João Rodrigues e os secretarios municipais Ina Valéria, da Educação; Thiago Dória, Finanças; Josefa Dória, Saúde; José Raimundo, Administração; Sarah Santana, da Assistência Social; Lenaldo, Controle Interno; Anailton, Obras; Adauto Transportes.

Saiba mais acesse.
http://www.unisesi.org.br/industriadoconhecimento/portal/header/index.php?uf=

terça-feira, 26 de abril de 2011

CONVITE

O PREFEITO TOINHO DE DORINHA E O DIRETOR REGIONAL DO SESI EDUARDO PRADO CONVIDAM TODA POPULAÇÃO POÇOVERDENSE PARA A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA INDUSTRIA DO CONHECIMENTO LADISLAU PAULO DO SANTOS, NESTA QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL, AS 11 HORAS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE
COLHENDO O PROGRESSO PLANTADO O FUTURO

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2011
A PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE/SE, através do seu Pregoeiro, torna público que fará realizar no dia 09 de maio de 2011, às 09h30min, na sede da Prefeitura Municipal, situada à Trav. da Liberdade, n° 15, Centro, Poço Verde/SE, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2011, que tem como objeto Locação de Veículos para Transporte Escolar. Fonte dos recursos: 025, 026, 050, Unidade Orçamentária: 08.01 - Secretaria Municipal de Educação, Projeto/Atividade: 12.361.0005.2.030 – Manutenção do Transporte Escolar, Elemento de Despesa: 3390.39.00 – Outros serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica. Base legal: Lei nº 10.520/02, Lei nº 8.666/93, LC n° 123/06 e Dec. Municipal nº 01/10. O Edital completo e demais informações poderão ser obtidos na sede da Prefeitura Municipal de Poço Verde, no endereço acima mencionado, ou através do Telefone/Fax (79) 3549-1946, no horário das 08h00min às 12h00min de segunda a sexta. Poço Verde/SE, 26 de abril de 2011.

Fabiano dos Santos Araujo
Pregoeiro

POÇO VERDE: COMEÇOU A FESTA DE SANTA CRUZ


Dia 26/04: Homenagem das Famílias
Tema: “A resposta do homem a Deus que fala (Verbum Domini, 22-28)
Pregador: Pe. Adeilton Santana Nogueira (Umbauba)
Coordenação: Pastoral Familiar e ECC.
Convidados: Pastoral Familiar e ECC.

Dia 27/04: Homenagem dos Comerciantes e Cursilhistas
Tema: “A Hermenêutica da Sagrada Escritura na Igreja (Verbum Domini, 29-49)
Pregador: “Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida” (Estância)
Coordenação: MCC
Convidados: CDL e Representantes do Comércio.

Dia 28/04: Homenagem dos Idosos e Aposentados
Tema: “A palavra de Deus e a Igreja” (Verbum Domini, 50-71)
Pregador: Pe. José Carlos Menezes dos Santos (Poço Verde)
Coordenação: Pastoral do Idoso, MECE’S, e Zeladores do SS. Sacramento.
Convidados: Conselho do Idoso

Dia 29/04: Homenagem dos Movimentos Marianos
Tema: “A palavra de Deus na vida Eclesial” (Verbum Domini, 72-89)
Pregador: Pe. Iran Caetano de Andrade (Tanque Novo)
Coordenação: Legião de Maria, Mãe Rainha, Rainha de Fátima e Terço dos Homens.
Convidados: Legião de Maria, Mãe Rainha, Rainha de Fátima e Terço dos Homens.

Dia 30/04: Homenagem dos Coroinhas, Estudantes, Professores e Educadores.
Tema: “A Missão de Igreja: Anunciar a palavra de Deus ao mundo” (Verbum Domini, 90-99)
Pregador: Pe. Edvaldo de Andrade Santos (Poço Verde)
Coordenação: Grupo de Coroinhas S. Domingos Sávio.
Convidados: Estudantes, Professores e Educadores e Pagadores de Promessas.

Dia 01/05: Homenagem dos Dizimistas e dos Trabalhadores: Lavradores, Funcionários Públicos e Autônomos.
Tema: “A Palavra de Deus e o compromisso no mundo” (Verbum Domini, 99-108)
Pregador: Pe. Moesio de Almeida Santos (Arauá)
Coordenação: Pastoral do Dízimo
Convidados: Cáritas Paroquial, ASA, STR, DEAGRO, Prefeitura e Câmara Municipal.

Dia 02/05: Homenagem do Apostolado da Oração, Motoristas e Motoqueiros, Comunidades e Sec. de Ação Social.
Tema: “Palavra de Deus e Culturas (Verbum Domini, 101-116)
Pregador: Pe. Fagner Santos de Oliveira (Estância)
Coordenação: Apostolado da Oração
Convidados: Sec. De Ação Social, Equipe de Motoristas.

Festa Solene da Santa Cruz
03 de maio de 2011

05:00 h – Alvorada Festiva
09:00 h – Missa Solene, presidida por Pe. Raimundo Ferreira Araújo (Tobias Barreto)
16:00 h – Procissão de Encerramento e Benção do SS. Sacramento.

Observações importantes:

1. A novena terá início às 19:00 h e a Missa às 19:30 min.
2. Os Batizados serão ministrados no dia 01 de maio às 09:30 h na Capela da Santa Cruz.
3. Haverá Confissões durante todas as noites de novena..

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SAÚDE: FIQUE ATENTO COMEÇOU A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Campanha vai até 13 de maio, em todo o país. Além das pessoas com mais de 60 anos e indígenas, campanha incluirá, a partir desse ano, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e trabalhadores de serviços de saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça o chamamento: “Esta é uma vacina totalmente segura. Ela é fabricada com o vírus inativo dos tipos mais comuns de gripe. Ela é segura e os médicos recomendam que se tome a vacina. Ela é tão segura que até a presidenta tomou a vacina hoje, abrindo a campanha de vacinação”.

Segundo Padilha, a vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. “Desde que começamos a vacinação contra a gripe no Brasil, tivemos uma redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe”, revela.

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Serão 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros.

Ao todo, os cinco grupos prioritários da campanha de vacinação somam aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% dessa população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.

No próximo sábado seguinte, dia 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida das pessoas aos mais de 65 mil postos de vacinação, presentes em todas as cidades do Brasil. Durante a campanha, serão mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.

PÚBLICO AMPLIADO – Definida pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério, a ampliação do público da campanha teve como base estudos sobre o comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza – causador da gripe.

Pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes (como diabetes e hipertensão), principais complicações da influenza, são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos e em crianças com menos de dois anos, além das gestantes e dos indígenas, também vulneráveis.

No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vem contribuindo, ao longo dos anos, para prevenir a doença e suas complicações em pessoas com mais de 60 anos, além de causar impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

portal.saude.gov.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PREFEITURA GARANTE PEIXE PARA AS FAMÍLIAS CARENTES

Assim como em anos anteriores a administração Um Novo Tempo novamente distribui 5 mil quilos de peixe com as famílias carentes do município. Doar alimentos as famílias carentes e dá a ela oportunidade de passar a semana santa feliz e com a barriga cheia essa sempre foi a preocupação do Prefeito Toinho de Dorinha, que ao assumir em 2005 não parou de lutar para garantir dias melhores e melhor qualidade de vida para os munícipes, essa sempre foi a sua preocupação. Em 2005 e em alguns anos seguintes o Prefeito Toinho de Dorinha buscou parceria para além do peixe alimentos como feijão, arroz também fosse doados.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PREFEITO ASSINA DECRETO HOMOLOGANDO CONCURSO PÚBLICO

Também na manhã desta segunda, 18, o Prefeito Toinho de Dorinha homologou o terceiro concurso público realizado na sua gestão desde de 2005. Quanto as convocações o prefeito afirmou que após a Semana Santa irá reunir se com o secretario de administração e a procuradora do município para tratar de assuntos referentes as convocações.

EDUCAÇÃO: MUNICÍPIO DE POÇO VERDE VAI PAGAR O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

Os professores da rede municipal de ensino em Poço Verde irão receber ainda este mês o Piso Nacional do Magistério, o valor reajustado este ano passou para 1.187,14 referente a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais para os profissionais com nível médio. A definição do pagamento foi definida durante reunião na manhã desta segunda, (18), com o Prefeito Municipal Toinho de Dorinha, o Secretario Municipal de Finanças Thiago Dória e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTESE).
Assim como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), o valor do piso em Poço Verde será considerado como vencimento, sendo que todas as gratificações incidirão sob o valor de 1.187,14.
“Estamos fazendo todo o esforço possível para garantir o pagamento do piso porque sabemos que quando o professor se sente motivado, há um ganho na qualidade do ensino. Poço Verde não é um município rico, mas tem uma administração que procura zelar pelo gasto correto dos recursos públicos”, frisou Toinho de Dorinha.Segundo o prefeito, também ficou acordado que o pagamento do piso com o reajuste de 15,8% será retroativo a janeiro.
“Nossa intenção é pagar o novo valor o mais rápido possível. Não sei se conseguiremos pagar ainda neste mês de Abril, pois temos que enviar o projeto de lei à Câmara e tem o prazo do fechamento da folha, mas iremos trabalhar para isso. O retroativo será pago em parcelas no decorrer dos outros meses do ano". Afirma o Prefeito.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE CONSÓRCIO PÚBLICO PARA REGIÃO CENTRO-SUL REÚNE PREFEITOS DA REGIÃO



Prefeitos do território Centro-Sul Sergipano estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 14, na sala de reunião da Prefeitura Municipal de Estância, a fim de contemplarem a proposta de criação de Consórcio Público de Saneamento Básico em seus municípios. A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, que formou recentemente o primeiro Consórcio Público do Estado para a gestão do lixo na região do Agreste-Central.

Na oportunidade, Genival Nunes explicou que com a efetivação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios de Sergipe e de todo o Brasil terão até o ano de 2012 para elaborarem os seus planos municipais de resíduos sólidos. Ele ressaltou que a PNRS também determina que em 2014 não será permitida a utilização de lixões a céu aberto.

Após a sua exposição, o superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Lício Valério Lima, fez a apresentação do modelo operacional do consórcio e suas atribuições.
Os prefeitos mostraram-se satisfeitos com a proposta de criação do Consórcio Público para a região. “Conscientes da determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e de que o melhor caminho a ser percorrido para a solução da gestão do lixo é por meio da associação entre prefeituras, efetivamente da criação do consórcio público municipal, acredito que os 16 prefeitos das regiões Sul e Centro-Sul Sergipano aderirão à proposta”, comemora Genival.

Para o prefeito Tonho de Dorinha, da cidade de Poço Verde, a proposta do consórcio é economicamente viável. “Não temos como não aderir ao consórcio. Ele é mais viável para as prefeituras, uma vez que os custos de gestão serão compartilhados”, justifica a adesão do seu município à proposta.

O prefeito de Estância, Ivan Leite, disse que também vai aderir a proposta. “Temos que cumprir a lei nacional e certamente ficará mais cara para cada município arcar sozinho com as despesas de um aterro. A gestão compartilhada e integrada será o melhor caminho. Quero parabenizar a Semarh pelo empenho em uma ação que beneficiará todos os municípios do Estado”, declarou.

Protocolo

O Protocolo de Intenções, acompanhado da Lei de Consórcio e da Política de Saneamento, será enviado formalmente pela Semarh ainda essa semana para que os prefeitos das regiões Sul e Centro-Sul possam apreciar e discutir com suas assessorias jurídicas.

Problemáticas

A Semarh diagnosticou que todos os 16 municípios da região têm, comumente com os demais municípios do Estado, deficiências na execução da limpeza urbana dos municípios. A exemplo do transporte e coleta do lixo, onde muitos ainda utilizam carroças e caminhões para recolhimento dos resíduos sólidos.

A disposição final é outra fragilidade, o cenário é marcado pela degradação ambiental e poluição visual, com grande ocorrência e probabilidade de contaminação atmosférica e de incêndios. A população total do território sul sergipano é de 454.784, sendo a população urbana de 244.45, a qual gera 220.007 toneladas/dia.

Tipologia

Com a implantação do consórcio, os municípios do território Centro Sul terão nove aterros com tipologias diferenciadas. Terão aterros simplificados compartilhados, os municípios de Boquim, Cristinápolis e Itabaianinha. O aterro simplificado individual ficará para os municípios de Tobias Barreto, Simão Dias, Poço Verde e Indiaroba.

Centro

Os aterros serão complementados por usinas de compostagem, galpões de triagem, pontos de entrega voluntária e pontos de resíduos de construção e demolição. Para esse futuro consórcio, o Ministério das Cidades já disponibilizou verba de R$ 430.000,00 para dar início aos estudos de viabilidade técnica, operacional e financeira para implantação do consórcio.

O consórcio público de saneamento básico para a região Centro Sul tem como municípios participantes: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

www.agencia.se.gov.br

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SAÚDE: PROFISSIONAIS DA ÁREA NÃO PARAM NA LUTA CONTRA A DENGUE

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde está em ação na luta contra o mosquito da Dengue. No último sábado Agentes de Endemias realizaram panfletagem na feira livre, durante esta semana Secretario Adjunto da Saúde Rubens dos Reis visitou escolas e conversou com alunos, deixando claro sobre os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito, na oportunidade Rubens dos Reis pediu o apoio dos mesmos chamando atenção para importância da participação dos cidadãos, para que eles também possam contribuir com o trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PREFEITURA INFORMA

A PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE INFORMA A TODOS OS COMERCIANTES, FEIRANTES E A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE EM VIRTUDE DA SEMANA SANTA, A FEIRA LIVRE DO DIA 23 DE ABRIL SERÁ TRANSFERIDA PARA O DIA 24 NO DOMINGO.

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO DE TODOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE
COLHENDO PROGRESSO PLANTANDO FUTURO.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

PREFEITO MUNICIPAL E A SUPERINTENDENTE DA CONAB ASSINAM ESCRITURA DE IMÓVEL EM POÇO VERDE



Poço Verde recebeu no final da tarde desta segunda, 04, a visita ilustre da Superintendente da CONAB/BA/SE, Rose Edna Pondé. Recebida pelo Prefeito Municipal Toinho de Dorinha, Vereadores e Secretários Municipais os mesmos participaram de uma solenidade simples, porém de grande magnitude para o município, onde foi assinado de forma definitiva à escritura do imóvel que pertencia a CONAB e que adquirido pela prefeitura municipal corresponde hoje à área do mercado municipal CECAF.
Após o ato de assinatura a Superintendente da Conab participou de reunião com a comitiva municipal e com representantes de associações e entidades como, por exemplo, a pastoral da criança, entre os assuntos abordados a continuidade de projetos através do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, de pronto Rose Edna Pondé atendeu a solicitação e anunciou a liberação de R$ 519 mil reais para a continuidade do projeto que irá atender centenas de famílias.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PREFEITO ESTEVE NA CAPITAL FEDERAL EM BUSCA DE APOIO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL



O Prefeito Toinho de Dorinha esteve esta semana em Brasília/DF, acompanhado do Secretario Municipal de Planejamento Weldman Junior e do Dep. Federal Valadares Filho, participou de audiência com o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra, na pauta entre os assuntos a implantação da DAKOTA calçados em Poço Verde.