sábado, 30 de julho de 2011

MEIO AMBIENTE EM FOCO


Nesta sexta-feira, 29, Membros do Colegiado do Território do Sertão Ocidental de Sergipe participaram de reunião com a EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para discutir estratégias de recuperação e preservação do solos principalmente nos municípios maiores produtores de grãos do Estado: Poço Verde, Simão Dias e Carira.

Na ocasião foram debatidos temas como a degradação dos solos e águas dessa região pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e pelo uso intensivo de mecanização agrícola de grande porte.

Dessa reunião surgiram várias idéias e uma agenda de visitas dos pesquisadores da EMBRAPA nesses municípios, além de de viagens, intercâmbios e dias de campo para tratar do tema, bem como para a implantação de unidades demonstrativas de recuperação e conservação de solos em Poço Verde. Nessa unidades demonstrativas serão utilizadas técnicas de plantio menos degradantes, como o plantio direto.

Participaram da reunião, além dos pesquisadores da EMBRAPA, o chefe do escritório local da EMDAGRO, Luiz Alberto, o Diretor do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Poço Verde, Edislei, a Assessora Técnica do Colegiado Territorial, Arlinda e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Clérison Santana.

PARCEIROS TRABALHAM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Na última quinta-feira, 28, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde coletaram amostras de sangue de 42 (quarenta e dois) trabalhadores rurais (principalmente os que trabalham com a aplicação de agrotóxicos) para monitorar possíveis contaminações por agrotóxicos. A iniciativa é uma parceria entre o escritório local da EMDAGRO - Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde, da Vigilância Sanitária estadual, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A coleta das amostras ocorreu na Clínica de Saúde da Família do Povoado São José e serão encaminhadas para análise laboratorial em Aracaju.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

COMUNICADO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE INFORMA A TODOS OS CONVOCADOS DO CONCURSO PÚBLICO 01/2010, QUE FICA PRORROGADO ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO DO CORRENTE ANO, O PRAZO PARA O COMPARECIMENTO DOS MESMOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE

AVISO DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2011

A PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE/SE, através do seu Pregoeiro, torna público que fará realizar no dia 11 de agosto de 2011, às 09h30min, na sede da Prefeitura Municipal, situada à Trav. da Liberdade, n° 15, Centro, Poço Verde/SE, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2011, que tem como objeto Aquisição de Medicamentos. Fonte dos recursos: 006, 027, 028; Unidade Orçamentária: 10.301, 10.302; Projeto/Atividade: 10.301.0007.2.048, 10.301.0007.2.049, 10.302.0007.2.050; Elemento de Despesa: 3390.32.00, 3390.30.00. Base legal: Lei nº 10.520/02, Lei nº 8.666/93, LC n° 123/06 e Dec. Municipal nº 01/10. O Edital completo e demais informações poderão ser obtidos na sede da Prefeitura Municipal de Poço Verde, no endereço acima mencionado, ou através do Telefone/Fax (79) 3549-1946, no horário das 09h00min às 12h00min de segunda a sexta. Poço Verde/SE, 29 de julho de 2011.

Fabiano dos Santos Araujo
Pregoeiro

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2011

A PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE/SE, através do seu Pregoeiro, torna público que fará realizar no dia 12 de agosto de 2011, às 09h30min, na sede da Prefeitura Municipal, situada à Trav. da Liberdade, n° 15, Centro, Poço Verde/SE, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2011, que tem como objeto Aquisição de Material de Consumo Hospitalar. Fonte dos recursos: 006, 028; Unidade Orçamentária: 10.301 – Atenção Básica; Projeto/Atividade: 10.301.0007.2.048 – Gestão de Atenção Básica em Saúde; Elemento de Despesa: 3390.30.00 – Material de Consumo. Base legal: Lei nº 10.520/02, Lei nº 8.666/93, LC n° 123/06 e Dec. Municipal nº 01/10. O Edital completo e demais informações poderão ser obtidos na sede da Prefeitura Municipal de Poço Verde, no endereço acima mencionado, ou através do Telefone/Fax (79) 3549-1946, no horário das 09h00min às 12h00min de segunda a sexta. Poço Verde/SE, 29 de julho de 2011.

Fabiano dos Santos Araujo
Pregoeiro

quinta-feira, 28 de julho de 2011

AGRICULTURA: MUNICÍPIO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DA ESTIAGEM



O Globo Rural exibiu na manhã desta quinta, 27, matéria sobre a estiagem e os prejuízos na produção agrícola.

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/v/estiagem-prejudica-producao-de-feijao-no-sergipe/1578548/

terça-feira, 26 de julho de 2011

O PREFEITO TOINHO DE DORINHA PARTICIPOU DE INAUGURAÇÕES EM TOBIAS BARRETO




Na última quinta-feira 21, O prefeito Toinho de Dorinha participou de diversas inaugurações ao lado do governador Marcelo Déda em Tobias Barreto.
Obras e ações do Governo do Estado beneficia inúmeros Poçoverdenses a exemplo da Rodovia SE-492 que vai de Montes Coelho ao entroncamento com a Rodovia SE-290, que liga Tobias Barreto a Poço Verde. Outra importante obra inaugurada pelo governador foi O Centro Regionalizado de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência 'Emereciana Maria de Menezes' foi inaugurado pelo governador Marcelo Déda na noite desta quinta-feira, 21, e é fruto da parceria do governo federal, estadual e municipais de Tobias Barreto, Lagarto, Riachão do Dantas, Poço Verde e Simão Dias.

Orçado em R$ 150.230,00, o Centro 'Emereciana Maria de Menezes' está localizado em Tobias Barreto e tem capacidade de acolher, atender e encaminhar para a rede de atendimento à mulher em situação de violência cerca de três mil mulheres por mês. “Esse Centro significa uma atitude importante dos três níveis de governo no sentido de combater a violência contra as mulheres e contra as crianças. Não podemos aceitar que ainda existam, em nossa sociedade, pessoas que tratam as mulheres de forma desrespeitosa e violenta. Não podemos aceitar que crianças sejam vítimas de violência. O Governo do Estado criou a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que vai trabalhar com as prefeituras para aumentarmos a rede de proteção às mulheres e Tobias Barreto terá uma estrutura de assistência jurídica e psicológica para recepcionar as mulheres vítimas de violência”, afirmou Marcelo Déda.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PREFEITOS CRIAM CONSÓRCIO PÚBLICO PARA GERIR ÁREAS DE LIXÕES


Conscientes de que o caminho mais adequado para a disposição do lixo produzido por seus municípios é o formatado pela gestão de consórcios públicos-complexo administrativo que envolve desde a implantação de aterros sanitários a eco pontos- prefeitos dos territórios Sul e Centro Sul do Estado assinaram na manhã de hoje, 19, na cidade de Boquim, ao ato de Consolidação do Consórcio Público de Saneamento Básico para as regiões Sul e Centro Sul do Estado, composição de 16 cidades.

O evento que contou com a participação de prefeitos, vereadores e autoridades municipais dos municípios envolvidos, foi coordenado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva.

“Com a criação do consórcio Sul e Centro Sul, o Estado de Sergipe passa a dispor de mais um território comprometido com a gestão do lixo via consórcio público”, comemorou Genival o ato.

Em março deste ano, o Agreste Central, área composta de 20 municípios, foi o primeiro território a criar o consórcio no Estado. “A iniciativa, promovida por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e implementada em todo o Brasil por meio da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), concretiza o fim dos lixões a céu aberto para os municípios que acataram a proposta da gestão do lixo através da intervenção dos consórcios públicos”, explica Genival Nunes. Em Sergipe a proposta da gestão dos Resíduos Sólidos por meio da criação de consórcio público está sendo executada através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com a nova política de resíduos, no ano de 2014 não será mais tolerado a permanência lixões a céu aberto em todo o Brasil. Sendo assim, até o ano de 2012, cada prefeitura municipal terá que apresentar o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Ou seja, o município deverá apresentar soluções para o fim das lixeiras, mostrar de que maneira irá gerir o lixo do seu município com fundamentos de Educação Ambiental a exemplo da gestão por meio da Coleta Seletiva, além de outras diretrizes estabelecidas pela nova política.

De todos os municípios do território Sul e Centro Sul, apenas o município de Indiaroba ficou de fora da gestão compartilhada por meio da efetivação do consórcio público.

Vantagens

De acordo com o superintendente de Qualidade e Educação Ambiental da Semarh, Lìcio Valério Lima, com a criação dos consórcios públicos, o conjunto de municípios dos territórios irá apresentar ao Governo Federal apenas um único plano de gestão municipal de Resíduos Sólidos, que é o planejamento geral da gestão a ser realizado via consórcio público. “Caso o município não esteja inserido em consórcio, ele terá que apresentar o seu projeto. Outra vantagem de estar inserido no consórcio é o acesso aos créditos financeiros, este exclusivo para consórcios públicos”, apontou Líicio Valério.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos reforça a necessidade de criação de consórcios públicos municipais para a promoção da sustentabilidade dos serviços prestados e a divisão de despesas, além de contribuir para a inclusão social de catadores e a desativação de lixões que poluem o solo e os recursos hídricos. Para o Governo Federal esses consórcios são capazes de otimizarem recursos e se traduzem em oportunidade de negócios com geração de emprego e renda.

De acordo com o prefeito de Boquim, Pedro Barbosa, que falou durante evento em nome de todos os prefeitos reunidos, o consórcio é um desafio consumado.

“Não temos mais nenhuma opção a não ser a de provar os benefícios apresentados pela criação do consórcio público. Sozinho nenhum prefeito tem condição de gerir o lixo do seu município. O gasto com a implantação de aterro sanitário e de todo o processo de gestão é imenso, sensibilizando financeiramente a prefeitura”.

“Com custos rateados e obrigações compartilhadas o consórcio vai por ordem nessa problemática que é a disposição final dos resíduos sólidos e ainda respeitar as determinações da política nacional de resíduos sólidos”, declarou ainda o prefeito.

O Ministério das Cidades já disponibilizou verba de R$ 430.000,00 para dar início aos estudos de viabilidade técnica, operacional e financeira para implantação do consórcio.

Eleição

Dando seguimento à solenidade, após assinatura de adesão e entrega de Lei Municipal de cada um dos municípios- documento aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores a qual autoriza a adesão do município requerente a estar inserido no consórcio- foi-se realizada a eleição da Mesa Diretora do Consórcio Sul e Centro Sul.

Foi eleito como presidente do consórcio, o prefeito de Boquim, Joaldo Barbosa. O cargo de vice-presidente, eleito também pelos demais prefeitos presentes, ficou para o prefeito de Poço Verde, Tonho de Dorinha. O prefeito de Cristinápolis, Raimundo Leal, foi eleito o diretor financeiro do consórcio e o prefeito de Umbaúba, Anderson Fontes, foi eleito o diretor geral.

Sede

A sede do consórcio público dos territórios Sul e Centro Sul será fixada no município de Boquim, cidade escolhida pelos prefeitos durante as três últimas reuniões. Após eleição o local foi conhecido pelos presentes.

Os próximos passos após a consolidação do consórcio será a preparação de uma equipe de apoio para a estrutura do consórcio, a qual é aconselhável ser formada por pessoas relacionadas com o poder municipal; e ainda a abertura de um CNPJ para identificação e operacionalização do consórcio. A equipe de apoio ao consórcio será treinada por técnicos ambientais da Semarh.

Fazem parte dos territórios Sul e Centro Sul, os municípios de Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

Dados

Entre os 75 municípios do Estado, conforme diagnóstico preparado por instituição contratada pela Semarh, Sergipe tem hoje 129 lixões a céu aberto. Durante condução de reunião, o secretário de Estado da Semarh, Genival Nunes, expressou a sua preocupação sobre o número de lixões a céu aberto que estão espalhados por entre os 75 municípios do Estado. “Considero o Consórcio Público a melhor saída para a gestão do lixo nas cidades”, opina.

semarh.se.gov.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

POÇO VERDE REALIZA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Cidadãos, representantes de entidades e profissionais da área estiveram reunidos durante esta terça 19/07 no Colégio Professor João de Oliveira para participar da IV Conferência Municipal de Assistência. Com tema "Consolidar o SUAS e valorizar os seus Trabalhadores" a conferência foi aberta pela Secretaria Municipal de Assistência Social Sarah Santana Sousa, participaram da mesa de abertura Thiago Dória Secretário Municipal de Finanças, o Vereador Pedro de João Rodrigues representando a Câmara de Vereadores e Olga Marcela Assistente Social e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Após à apresentação da quadrilha junina formada pelos alunos do PETI do Povoado Saco do Camisa, palestrantes fizeram uma explanação sobre o papel do SUAS (sistema único de assistência social) os avanços e desafios, a tarde oficinas deram sequência a conferência.
Representantes do Conselho Estadual da Assistência Social também estiveram presentes, grupos produtivos participaram como expositores de produtos artesanal e derivados da palma.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



Atenção aprovados no último concurso público da Prefeitura Municipal de Poço Verde saiu o edital de convocação. Click na imagem e confira. Todos os convocados receberão uma correspondência via correio contendo informações importantes sobre o processo de admissão.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O PREFEITO MUNICIPAL TOINHO DE DORINHA E A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SARAH SOUSA CONVIDAM TODA POPULAÇÃO POÇOVERDENSE PARA PARTICIPAREM DA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, QUE SERÁ REALIZADA DIA 19 DE JULHO A PARTIR DAS 7:30 DA MANHÃ, NO COLÉGIO PROFESSOR JOÃO DE OLIVEIRA.

A SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!

REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

quinta-feira, 7 de julho de 2011

POÇO VERDE REALIZA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA EM POÇO VERDE


O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, participou, na última quarta-feira, 6, da 4ª Conferência Municipal de Saúde de Poço Verde e da Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município da região centro-sul sergipana. Na oportunidade, acompanhado do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o secretário visitou a Clínica de Saúde da Família (CSF) 24 horas do município.

Durante a participação na 4ª Conferência Municipal de Saúde, o gestor da pasta da Saúde do Governo do Estado destacou a importância da participação popular na definição de diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nós reconhecemos a Conferência como principal momento de construção e reflexão sobre o SUS. O SUS não foi dado pronto para nós por ninguém, ele foi construído por todos nós e não podemos abrir mão do direito da livre participação e manifestação das pessoas", disse Guimarães.

Outro destaque dado por Antônio Carlos Guimarães sobre a importância da Conferência Municipal de Saúde diz respeito à discussão dos problemas enfrentados pelo sistema de Saúde pública pela população, gestores e prestadores de serviço. "Nós temos que aproveitar o momento para falar dos problemas existentes no SUS. Não podemos nos omitir diante dessa realidade que é muito melhor do que há 20 ou 30anos. Quando alguém enxerga determinado problema e propõe um debate, está dando a chance de o gestor solucionar os problemas", disse o secretário.

A humanização do SUS Sergipe foi outro tema levantado pelo secretário de Estado da Saúde. "Um dos desafio mais importantes que nós temos a partir deste ano é melhorar as relações interpessoais dos trabalhadores com os nossos usuários. Temos que entender que as pessoas que precisam da assistência à saúde são tão humanas quanto nós. É através do processo de humanização da atenção à Saúde que iremos conquistar melhorias", ressaltou.

Texto ses.gov.br
foto ascompmpv

PREFEITO E SECRETÁRIO DE ESTADO INAUGURAM A NOVA SEDE DO CAPS



No ensejo da visita ao município, o secretário participou, no início da tarde, da inauguração da reforma de ampliação e adequação da Unidade Básica de Saúde (UBS) que se transformou no Caps I José Bonifácio, que tem capacidade de atender 265 usuários com transtorno mentais.

Com a adequação da unidade, o Caps José Bonifácio passa a contar com dois consultórios, sala de repouso e enfermagem, área de convivência anexa à sala multiuso com material multimídia, secretaria, almoxarifado, recepção, coordenação, cozinha, campo de futebol de areia e espaço para as futuras instalações da horta comunitária, que será cultivada pelos usuários.

O prefeito Toinho de Dorinha ressaltou que a implantação da sede do Caps pelo município só foi possível a partir da construção das duas Clínicas de Saúde da Família pelo Governo do Estado. "Depois que o Governo do Estado inaugurou as Clínicas de Poço Verde, pudemos desativar essa antiga UBS para transformá-la em um espaço adequado para o Caps, propiciando um melhor atendimento para os usuários", disse Antônio da Fonseca Dórea.

Já o secretário de Estado da Saúde falou sobre o compromisso que a Prefeitura de Poço Verde, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem com a população no atendimento às demandas de saúde. "Não só pela beleza da obra que a gente está vendo, mas é pela garantia de acesso à um serviço de saúde de qualidade que está sendo dada a população. A qualidade está na equipe técnica e no desempenho dela", elogiou o secretário.

Visita CSF 24 horas

Após a inauguração do Caps I, o secretário de Estado da Saúde, o prefeito de Poço Verde e a secretária Municipal de Saúde, Josefa Dórea visitaram as depedências da CSF 24 horas do município, que junto com uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel ás Urgências (Samu 192 Sergipe) e uma Clínica de Saúde, foi implantada pelo Governo do Estado.

Fotos ascompmpv
Texto ses.gov.br

segunda-feira, 4 de julho de 2011

JUVENTUDE; ESPORTES: ANTIGO MÓDULO ESPORTIVO DARÁ LUGAR A UMA SUPER PRAÇA

Duas importantes obras na área do esporte estão sendo iniciadas. A construção do Campo de Futebol no Conjunto João Emídio dos Santos e a Praça da Juventude (local antigo módulo esportivo), ambas com recursos do Ministério do Esporte.

PREFEITOS DISCUTEM DEFESA DOS MUNICÍPIOS


O prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha (PSB), representou o estado durante reunião de presidentes de entidades estaduais brasileiras. O encontro aconteceu na semana passada em Brasília, a convite do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

A reunião foi motivada em virtude de estar na agenda de discussões do Congresso Nacional, para ainda este semestre, os vetos presidenciais à distribuição dos Royalties do petróleo e a Previdência, além do projeto de regulamentação do Financiamento da Saúde - Emenda Constitucional 29/2000.

Paulo Ziulkoski destacou que as reivindicações feitas durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, ocorrida em maio desse ano, já apresentam resultados. Para ele, é necessário articular-se politicamente para viabilizar o atendimento às expectativas do movimento municipalista.

Toinho de Dorinha representou os municípios sergipanos no evento, através da Federação das Associações dos Municípios de Sergipe (FAMUSE). Fomos solicitar que a pauta que trata da questão dos royalties seja antecipada. Temos uma posição favorável à derrubada do veto e a favor de um acordo entre os municípios com a participação dos governadores, para que todos sejam beneficiados. Esperamos que haja um consenso, explicou o gestor municipal.

O prefeito destacou também que as duas outras pautas listadas pela CNM são de extrema importância para os municípios. Precisamos nos unir cada vez mais para que essas reivindicações sejam realmente uma prioridade dos deputados e senadores. As cidades vêm passando por uma crise financeira que já dura anos sem que haja nenhuma alternativa ou solução, frisou Toinho de Dorinha.

EMPAUTA! COMUNICAÇÃO E MARKETING