quarta-feira, 30 de novembro de 2011

POÇO VERDE: PREFEITURA REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


Realizada nesta quarta-feira, 30, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social. O evento reuniu 150 pessoas de diversos segmentos da sociedade civil organizada de todo o município.
Participaram do evento o Prefeito Toinho de Dorinha, Secretários Municipais e os Vereadores Pedro, Luciano e a Presidente da câmara em exercício Rita de Cássia.
Estiveram presentes na conferência o Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado Adinelson Alves e técnicos da CGE.
A conferência foi realizada no Colégio Estadual Prof João de Oliveira.

ascompmpv

Consocial de Poço Verde e Simão Dias movimentam centro sul sergipano
em 30/11/2011

Nesta quarta-feira, 30, o Governo de Sergipe seguiu com a maratona de ações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e desembarcou na região Centro Sul do Estado para uma conferência em dose dupla nos municípios de Poço Verde e Simão Dias. Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em diversos municípios sergipanos, poço verdenses e simãodienses formularam propostas que estimulam uma gestão pública participativa, com transparência e que ofereçam mecanismo de combate à corrupção.

O Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve presente nas conferências e levou importantes orientações, a exemplo das metodologias de elaboração de diretrizes, para facilitar a execução de todas as dinâmicas ao longo da Consocial nos municípios. Simão Dias e Poço Verde conseguiram mobilizar grande parte da população para atuar potencialmente nas Conferências e fortalecer cada vez mais o Estado democrático de direito.

Engajamento da sociedade

Com cerca de 120 pessoas, a Consocial do município de Poço Verde, distante 145 km da capital sergipana, reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas em um momento ímpar na cidade. Com bastante empenho, os poço verdense exploraram diversas idéias para a composição das diretrizes que estavam sendo elaboradas.

O prefeito da cidade, Antônio da Fonseca Dórea, o Tonho de Dorinha, agradece o apoio que o Governo de Sergipe tem dado à Consocial/Poço Verde, e ainda afirma que após a Consocial, Poço Verde viverá novas possibilidades na relação sociedade e governo, além de desenvolver e concretizar as políticas públicas do município.“Passamos bastante tempo nos preparando para esta Conferência e procuramos colocar a população para participar da Gestão Pública, já que, infelizmente, esta é uma situação ainda muito difícil. É democraticamente correto debater a importância da transparência no município de Poço Verde, e permitir que a população entenda a importância da participação na vida pública do próprio país”, observa o prefeito.

O secretário municipal de Controle Interno e presidente da Comissão Organizadora Municipal da Consocial/Poço Verde, Lenaldo Lisboa de Araújo, acrescenta que esta é a oportunidade tanto do gestor público mostrar o seu trabalho e o que vem fazendo pela população, como também da sociedade trazer os seus anseios e lutar para que eles sejam realmente concretizados.

“Após diversas reuniões com a equipe da COMU nos engajamos diretamente com a divulgação da Consocial e com a mobilização da sociedade através de associações comunitárias, de visitas nas escolas, carros de som e panfletagem nas ruas, e na nossa própria rotina de trabalho. Tudo isto para que pudessem sair desta Consocial boas propostas e competentes delegados para a Conferência estadual no próximo ano”, esclarece Lenaldo. Para a poço verdense e trabalhadora rural Maria Aíres Oliveira, participar da Consocial foi a oportunidade de entender como o setor rural do município pode encontrar mecanismos de desenvolvimento da realidade do sertanejo e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

“Sem dúvida é preciso que a categoria dos trabalhadores rurais esteja representada em conferências como essas. Não só os sindicatos que representam esses trabalhadores, mas a própria comunidade rural, para que todos possam estar em condições de correr atrás de melhorias neste setor. Realmente este é um momento ímpar no nosso município, pois sentimos que os cidadãos estão sendo protagonistas de todo este processo”, avalia a trabalhadora.

População em peso

A Casa Paroquial, na cidade de Simão Dias, ficou pequena para comportar aproximadamente 300 pessoas que estiveram reunidas para mais uma etapa municipal da Consocial no Estado. Estudantes, líderes de associações, funcionários públicos, dentre outros, marcaram presença na conferência e mostraram a força do povo para o desenvolvimento do município.“Essa Conferência chega pra nos dar um suporte e uma segurança muito boa naquilo que precisamos saber para contribuir ainda mais com o nosso município”, relata a presidente do Conselho municipal do Fundeb, Maria Joelma Reis.

O prefeito municipal, Dênisson Déda, assume que ficou surpreso e bastante feliz com a participação maciça da população, representada através de vários setores sociais. Ele acredita que esta mobilização trouxe resultados satisfatórios durante a conferência e renderá bons frutos para o futuro do povo simãodiense.

“Temos aqui uma boa participação popular nos nossos mecanismos de controle social, através das entidades que participam dos conselhos de representação da sociedade civil, por exemplo – posso citar o do Fundeb, o da Saúde, o da Assistência Social. Nós fazemos questão de que haja essa participação. O debate sobre controle social e transparência vai ajudar o município a desenvolver melhor as suas ações, porque a população quer contribuir, quer pagar o imposto, mas também quer saber efetivamente pra onde esse dinheiro está sendo alocado, onde está sendo gasto”, explica o prefeito.Semana Consocial

Após a realização da Consocial nos municípios de Siriri, Poço Verde e Simão Dias, será a vez da população de Riachão do Dantas e Tomar do Geru encerrar a semana de conferências no Estado e estarem na história de luta pela transparência pública e o controle social da Administração Pública em Sergipe.De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e presidente da Consocial/SE, Adinelson Alves, a grande movimentação da Consocial ao longo desta semana no Estado está sendo bastante produtiva e contribuirá significativamente a serviço da cidadania e na consolidação do estado democrático de direito.

“Mais uma vez colocamos o pé na estrada rumo aos municípios para este encontro do poder público, com a sociedade civil do nosso estado, na certeza de que estamos ajudando a construir um novo tempo. Um tempo em que o povo está sendo chamado para exercer o seu direito de cidadãos e contribuir na implantação de medidas que possam ampliar ainda mais a transparência da gestão pública e construir as formas e mecanismos de participação social nos destinos da administração pública”, avalia Adinelson Alves.

http://www.cge.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=3437

terça-feira, 29 de novembro de 2011

CRONOGRAMA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O PMSB


01/12/11 ESC. MUNICIPAL GOV. ANTONIO CARLOS VALADARES às 19 h

02/12/11 ESC. ESTADUAL CLAUDIONOR SANTANA às 19 h

05/12/11 ESC. ESTADUAL ANTONIO MUNIZ DE SOUZA às 19 h

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

25 DE NOVEMBRO DE 2011 - FERIADO EM POÇO VERDE

POÇO VERDE COMPLETA 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Lei Municipal 417/2005

Art. 2º Fica declarado Feriado Civil em razão da Emancipação Administrativa e Política do Município.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONVITE

O Prefeito Toinho de Dorinha e a Primeira Dama Edna Dórea têm a honra de convidar Vossa Senhoria e família, para a Missa Solene pelos 58 anos de Emancipação Política do Município, que será realizada dia 25 de Novembro do corrente ano (sexta-feira), às 10 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião.


Antonio da Fonseca Dórea
Prefeito Municipal

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMUNICADO

O Juiz Drº Eládio Pacheco Magalhães comunica a todos os cidadãos que ainda não fizeram o recadastramento eleitoral, que neste domingo, 20, não haverá expediente no cartório eleitoral, pois o sistema estará em manutenção.

Drº Eládio Pacheco Magalhães
Juiz da 33ª Zona Eleitoral
POÇO VERDE/SE

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SES E UFS DISCUTEM COM O MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE PRÁTICAS INTEGRATIVAS



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, através do Campus da Saúde de Lagarto, e o Movimento Popular em Saúde (Mops) promoveram o I Seminário de Práticas Integrativas, Populares e Complementares de Saúde da Região Centro-Sul de Sergipe, na manhã desta quarta-feira, 16. O evento, que também contou com a participação dos municípios que compõem a região centro sul, estudantes e profissionais de saúde, teve como objetivo sensibilizar e articular a implantação de práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), através dos serviços de saúde, gestão, instituições de ensino e espaços comunitários.

As práticas integrativas são provenientes da cultura popular e atuam como complementar ao tratamento da medicina tradicional, chamada de alopática, e serão inseridas na Atenção Básica, nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Programa Saúde nas Escolas, nas Academias da Cidade, entre outros espaços de saúde. “Essas práticas alternativas contribuem para prevenção e promoção da saúde, estimulam o auto cuidado e integram o corpo e a mente. Para isso, usam-se práticas corporais, fitoterapia, homeopatia, dentre outras técnicas”, explicou André Baião, coordenador do Núcleo de Gestão de Linhas de Cuidados da SES.

De acordo com Simone Leite, coordenadora da Farmácia Viva na pró-reitoria da UFS e integrante do Mops, a implantação das práticas integrativas é uma demanda da população que está em fase de implementação no SUS. “Existe um grupo dentro do Ministério Saúde que está discutindo a implantação dessas práticas. Aqui no Estado nós também estamos discutindo com grupos de profissionais trabalhando a fitoterapia, homeopatia e acupuntura em unidades de saúde”, disse Simone Leite.
Para a UFS, as práticas integrativas são objetos de estudo entre os alunos do Campus da Saúde. “A metodologia dos cursos de saúde aqui em lagarto é baseada em problemas que os alunos vivenciam nas práticas dentro da comunidade. Como é uma prerrogativa do Ministério da Saúde que sejam utilizadas as práticas integrativas nas unidades de saúde, os alunos serão familiarizados com elas, uma vez que são de interesse para o usuário do SUS”, disse Mário Adriano dos Santos, coordenador do Campus de Saúde de Lagarto.

Educação Popular em Saúde

A coordenadora do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde, Vera Dantas, que veio para o evento, defende a integração das práticas de medicina institucionalizadas com as integrativas como parte dos valores que compõem o SUS. “Quando SUS se propõe a ser universal, equânime e a garantir a participação popular, precisa ter as práticas que são institucionalizadas pelos profissionais e também ter as práticas que são realizadas pelos terapeutas populares”, disse a coordenadora.

Gestão

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, destacou a importância do I Seminário de Práticas Integrativas, Populares e Complementares de Saúde da Região Centro-Sul de Sergipe para o SUS Sergipe. “Esse é um momento histórico na construção do SUS, pois essas práticas fazem parte da cultura do povo, dentro do maior sistema de saúde do mundo que é o Sistema Único de Saúde. O que estamos fazendo aqui, hoje, é construir no SUS Sergipe algo novo. Estamos trazendo para o espaço institucionalizado uma discussão que engloba a cultura e os saberes populares com referência na academia”, declarou Viana.

Já a coordenadora do núcleo do Ministério da Saúde, Joélia Santos, defendeu a utilização das práticas integrativas como forma de redução da hospitalização dos pacientes. “Se começamos a mesclar os conhecimentos populares com os tradicionais em benefício da comunidade, teremos um potencial muito grande e podemos evitar, através desses cuidados, que pacientes cheguem a ocupar um leito de UTI”, afirmou.

http://www.ses.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=6987

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PMSB

Nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, acontecerá na Escola Municipal Porfírio Vieira da Silva no Povoado Saco do Camisa à Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e logo após haverá eleição para a escolha de representante daquela região para compor o Conselho Municipal de Saúde.

domingo, 13 de novembro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE INFORMA

O PREFEITO MUNICIPAL DE POÇO VERDE, ESTADO DE SERGIPE, no uso das atribuições legais;

RESOLVE:

DECRETAR Ponto Facultativo no dia 14 de Novembro do corrente ano (segunda-feira), nesta Municipalidade, ressalvados os serviços públicos das áreas de saúde e da limpeza pública.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SAÚDE: COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI RÁBICA


Vacine o seu cão e o seu gato. Começou a Campanha de Vacinação Anti Rábica de 07 a 30 de Novembro, das 08 às 12 horas em frente a Clínica de Saúde da Família João Antônio de Abreu.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PROGRAMAÇÃO EM DESTAQUE FOI ADIADA


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PMSB

DIA 08/11

ÀS 19 HORAS

LOCAL: ESCOLA AGRÍCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE JOSÉ SARNEY
COMUNIDADE TERRA VERMELHA E ADJACÊNCIAS
+++++++++++++++++++++

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PMSB

DIA 09/11

ÀS 19 HORAS

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL GOV. ANTONIO CARLOS VALADARES
BAIRRO VAQUEIJADA
++++++++++++++++++++++

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PMSB

DIA 10/11

ÀS 19 HORAS

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL CLAUDIONOR SANTANA
BAIRRO FAZENDINHA
++++++++++++++++++++++

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PMSB

DIA 11/11

ÀS 19 HORAS

LOCAL: ESCOLA ESTADUAL ANTONIO MUNIZ DE SOUZA
BAIRRO DO CRUZEIRO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

VAMOS JUNTOS DEFINIR PRIORIDADES REFERENTE:

ESGOTAMENTO SANITÁRIO;
COLETA DE LIXO;
ABASTECIMENTO DE ÀGUA;
DRENAGEM DAS ÀGUAS DAS CHUVAS;

SAIBA MAIS SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Todas as cidades brasileiras precisam criar seus planos de saneamento básico. Segundo a Lei nº 11.445 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes gerais e a política federal de saneamento básico. Para que dessa forma, todos tenham acesso ao estabelecimento de água de qualidade, à coleta e tratamento adequados do esgoto e do lixo, e ao consciente da água das chuvas.

Os planos são indispensáveis na política publica de saneamento básico, para que assim, o poder público possa administrar a contratação ou concessão dos serviços. Esses planos devem ser criados municípios individualmente ou organizados em consorcio, e conforme a lei, essa responsabilidade não pode ser delegada.

É nesse plano que são definidas as prioridades dos recursos do poder público, os objetivos e as metas a serem alcançadas. Assim, todos os órgãos públicos e privados envolvidos tanto no planejamento quanto na execução do saneamento básico, tem o compromisso de esclarecer e mobilizar a sociedade com a promoção de audiências públicas, palestras e oficinas sobre a importância do tema.

A elaboração do Plano de Saneamento Básico é a oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento da sua cidade, discutir os problemas e buscar soluções. Assim, população e poder publico estabelecerão metas para o acesso aos serviços de boa qualidade.

O papel do cidadão no Plano de Saneamento Básico

A participação dos diversos segmentos sociais é importante, tais como: moradores, comerciantes, empresários, trabalhadores, produtores rurais, trabalhadores do saneamento, técnicos e representantes de entidades que atuam na área de saneamento e de organismos de defesa do direito da sociedade e dos cidadãos, fornece credibilidade ao processo de planejamento.

A participação Social é indispensável para concretizar o Plano. Nela estão inseridas as necessidades da população e o que de fato se quer mudar, predominando os interesses da maioria.

O envolvimento da população é interessante, pois ela pode tanto sugerir as propostas, como também fiscalizar a execução do plano.

Fonte: ITP