sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

POÇO VERDE TEM O TELECENTRO MAIS ACESSADO DO PAÍS















A inclusão digital já é uma realidade em Poço Verde. Desde 2007, que a Prefeitura Municipal, em parceria com o governo federal, implantou três telecentros: um na sede e outros dois nos povoados Tabuleirinho e Saco do Camisa, sendo que este último entrará em funcionamento em breve.
O Centro de Inclusão Digital José Juca Silva (sede) é dotado d 25 computadores com acesso à internet, dois aparelhos de Televisão e um DVD. No telecentro Antônio Rodrigues de Souza (Tabuleirinho) são 14 computadores, um projetor multimídia, rotedaor e uma impressora. Já o Agripino José dos Santos (Saco do Camisa) conta com um servidor, dez estações de trabalho, uma impressora, uma câmera IP, um roteador e um projetor multimídia.
Mais de 700 pessoas, a maioria jovens e adolescentes entre os 10 e 29 anos, já passaram pelo centros de inclusão digital da prefeitura de Poço Verde. Lá elas participaram de cursos de informática básica (linux, writer, calc, impress e internet), além de diversas oficinas sobre os mais variados temas, como gravidez na adolescência, drogas, entre outras.
A grande noticia é que o centro de inclusão digital José Juca Silva Souza foi considerado, através de uma pesquisa do Observatório Nacional de Inclusão Digital, o telecentro mais procurado no mapa dos telecentros do Brasil, com 147 acessos. Isso demonstra o interresse da população pela nova tecnologia e aponta que as ações da prefeitura, com o objetivo de incluir o cidadão socialmente através da informática, tem dado resultado. É a administração Um Novo Tempo trabalhando por uma Poço Verde cada vez melhor.
QUAL IMPORTANCIA DOS TELECENTROS?
Os telecentros comunitários são iniciativas que utilizam as tecnologias digitais como instrumentos para o desenvolvimento humano em uma comunidade. Sua ênfase é o uso social e apropriação das ferramentas tecnologias em função de um projeto de transformação social para melhorar as condições de vida das pessoas.
TELECENTROS E GERAÇÃO DE EMPREGO
Preocupado com a geração de emprego e renda no município, a administração Um Novo Tempo vem buscando parceiros para dar continuidade ao projeto. Entre eles está a ATN (Associação de Telecentros de Informação e Negócios), que disponibilizou licenças da Microsoft, diversos cursos profissionalizantes através da Dr. Micro (Adobe Flash Mx Cs3: Corel Draw x3 e x4: Photoshop CS2 e CS3: Autocad 2007 3D; auxiliar administrativo, entre outros) e uma capacitação à distância ao gestor e funcionários, certificada pela UNB - Universidade de Brasília. Além Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio que forneceu o Sistema de Gestão em plataforma web para os telecentros; e da escola virtual através da Fundação Bradesco, que oferece mais de 30 cursos totalmente gratuito e on-line.
O Centro de Inclusao Digital José Silva Souza "Juca Silva" (sede) de acordo com o Boletim do Observatorio Nacional de Inclusao Digital - ONID, foi o telecentro mais acessado no Brasil.
Colaboração:
Roberto Viana Coordenador Municipal de Inclusao Digital
FONTE: jornaldacidade.com.br
edição do dia a 25 de fevereiro de 2009

Nenhum comentário: