A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está trabalhando para acelerar o processo de criação de Unidade de Conservação Municipal (UC) localizada nas imediações do Assentamento Santa Maria das Lajes, do município de Poço Verde, distante 145 km da capital sergipana. Na última semana uma expedição técnico-científica foi realizada para garantir a preservação de espécies nativas da fauna e flora da região.
Desde o dia 4 de janeiro técnicos ambientais da Semarh, juntamente com uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Sergipe (UFS) especialistas em botânica, mamíferos, aves, anfíbios e répteis, fizeram o levantamento preliminar das espécies nativas existentes na mata. A área destinada a ser transformada em uma UC municipal tem uma extensão de 70 hectares.
De acordo com explicações do biólogo da Semarh, Sidney Gouveia, que coordena o grupo de pesquisa no local, o diagnóstico também irá definir o tipo de categoria em que a unidade de conservação será classificada. “Além do trabalho no campo, outras avaliações e estudos estão sendo observadas. A partir deles, saberemos classificar a tipologia da unidade, cuja identificação é definida por meio do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc)”, salienta.
Além do biólogo da Semarh, Sidney Gouveia, participam da expedição à mata os biólogos do Núcleo de Biologia da UFS Juan Manoel Ruiz Spazza, Patrício Adriano da Rocha, José Erevino Júnior e Jéferson Simanas Mikalauskas.
A expedição é iniciada diariamente das 6h às 23 horas. Redes e armadilhas são colocadas dia e noite com a finalidade de capturar os animais que, após serem catalogados e fotografados, são de novo devolvidos à natureza. De acordo com os pesquisadores, a mata de Santa Maria tem grande potencial ecológico na sua biodiversidade, mesmo ainda por ser uma região de caatinga com transição para mata atlântica.
A partir da criação das Unidades de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e do Monumento Natural Grota do Angico, e ainda da gestão das Apas Sul e Morro do Urubu, todas desenvolvidas pelo Governo do Estado, o prefeito de Poço Verde, Antônio Dórea, convidou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macêdo, para conhecer a Mata de Santa Maria das Lages. A ideia era estudar a possibilidade de transformar a mata em uma rica unidade de conservação da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário