quinta-feira, 18 de agosto de 2011
POÇO VERDE: MUNICÍPIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O ORÇAMENTO PARA 2012
A Prefeitura de Poço Verde realizou na última quinta (18), uma audiência pública para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2012. Durante todo o dia, secretários municipais, servidores, técnicos, lideranças políticas e comunitárias, além da população discutiram as prioridades do município para o próximo ano e o que deve ser incluído no orçamento. A audiência aconteceu na escola estadual Antônio Carlos Valadares.
O prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o ‘Toinho de Dorinha’ (PSB) destacou a importância da reunião lembrando que a ideia de discutir o orçamento com a comunidade surgiu na década de 90 com o governo do PT no Rio Grande do Sul. “De lá para cá, passou-se a perceber a importância da participação popular nas discussões para a elaboração dos orçamentos públicos, tanto que hoje é uma lei e os Tribunais de Conta estão orientando os gestores no sentido de que realizem suas audiências públicas”, enfatizou.
Ele aproveitou para informar que o município já tem investimentos importantes sendo conduzidos, inclusive com a participação do setor privado, a exemplo da vinda praticamente confirmada de uma fábrica de calçados do grupo Dakota para Poço Verde. “Posso dizer que as negociações estão 99% adiantadas”, disse.
Toinho de Dorinha também falou sobre a construção de uma creche para 400 crianças e a Praça da Juventude que serão iniciadas ainda este ano. “Temos também o campo de futebol na saída para Tobias Barreto, que irá servir de um espaço de lazer e entretenimento para toda a população, especialmente para a juventude”, frisou.
Importância
O contador da empresa responsável pela contabilidade da prefeitura, João Ricardo, fez uma explanação sobre o que é a Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com ele, é nessa lei onde estarão contidas todas as despesas e receitas do município, e de que forma a prefeitura irá gastar o montante arrecadado.
“É importante frisar que tudo que nós compramos há incidência de impostos. E é com esse dinheiro que os governos municipal, estadual e federal irão investir nos serviços e obras públicas, por isso a importância da participação de todos na construção do processo da Lei Orçamentária”, destacou João Ricardo.
Durante a manhã, os participantes da audiência se reuniram em grupos divididos por áreas, como educação, saúde, assistência social, obras e agricultura. Cada grupo apresentou sua demanda que, no período da tarde, foi discutida e apreciada para ser incluída no projeto de lei, que será encaminhado à Câmara de Vereadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário