quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EM BRASÍLIA/DF: PREFEITOS DE SERGIPE SOLICITAM AJUDA DE MINISTRO PARA ESTRADAS VICINAIS



Na tarde desta quarta-feira (31), os prefeitos Anderson Fontes Faria (Umbaúba), Antônio da Fonseca Dórea (Poço Verde), Frei Enoque Salvador (Poço Redondo), Aldon Luiz (Nossa Senhora das Dores), Denisson Déda (Simão Dias), Dílson de Agripino (Tobias Barreto), Manoel Gomes de Freitas (Porto da Folha), Gilma Chagas (Carira) e Pedro Barbosa (Boquim) estiveram reunidos com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.



Eles foram apresentar as dificuldades dos municípios na realização dos serviços de conservação das estradas vicinais, consideradas essenciais ao deslocamento dos moradores da zona rural. “São acessos importantes que escoam a produção agrícola, transportam pessoas, estudantes, mas que infelizmente não tem recebido o devido tratamento em virtude da falta de caixa das prefeituras para a aquisição de máquinas próprias para esse tipo de serviço”, ponderou Antônio Dórea, que presidente a Associação dos Municípios do Centro-Sul de Sergipe (Amurces).



De acordo com ele, o ministro foi bastante solícito à reivindicação dos prefeitos sergipanos. “Ele nos recebeu muito bem e apontou como uma possível solução uma experiência que já vem sendo aplicada no estado de Pernambuco, através de uma parceria entre os governos federal, estadual e as associações de municípios para a aquisição de tratores e caminhões”, informou Toinho de Dorinha.



A boa notícia, segundo o presidente da Amurces, foi que o ministro garantiu a liberação de R$ 7 milhões do orçamento do Ministério para a compra de um parque de máquinas para Sergipe. “Ele também sugeriu que procurássemos nossa bancada federal no Congresso para que deputados e senadores apresentem emendas específicas para esse tipo de ação através do Ministério que ele garantia a liberação dos recursos”, revelou o prefeito.



Seca

Toinho de Dorinha, Manoel de Rosinha e Frei Enoque também aproveitaram a reunião para reivindicar de Fernando Bezerra mais agilidade na operação pipa em seus municípios, que estão em situação de emergência reconhecida pela União em virtude da seca. “É uma situação preocupante e que precisa de uma ação rápida por parte do governo federal”, alegou o presidente da Amurces.



Segundo Toinho, em Poço Verde, a operação deve começar já nesta quinta-feira (1º). “O ministro também prometeu ajudar nossos municípios com outras ações e programas, a exemplo da construção de poços artesianos e da limpeza de açudes e pequenas barragens. Toda ajuda nesse momento é bem vinda”, ressaltou o prefeito, informando que outras duas cidades, Monte Alegre (sertão) e Gararu (Baixo São Francisco) também estão em processo de reconhecimento pela União dos decretos estaduais de situação de emergência.

Nenhum comentário: