quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PREFEITURA REALIZA UMA SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Nesta última terça-feira, 27, aconteceu em Poço Verde a primeira Audiência Pública Participativa sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), um requisito obrigatório para as cidades que desejam captar recursos federais para obras nesses setores. O encontro foi realizado na Escola Municipal Gilberto Amado, no Povoado Rio Real, e estiveram presentes moradores das comunidades próximas Jureminha, Terra Vermelha e Terra Branca. Na ocasião, a população teve a oportunidade de apresentar suas necessidades relacionadas a saneamento básico, o que representou um marco na formulação de políticas públicas para essa área.

O gestor de negócios do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Geraldo Viana, participou da oficina e ressaltou a importância da inclusão popular nas decisões das lideranças. Viana lembrou ainda que a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) tem contribuído para o desenvolvimento do PMSB. “A FUNASA tem trabalhado de forma exemplar para a solidificação desse planejamento para os investimentos em abastecimento de água, manejo de águas pluviais, esgotamento sanitário, tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos para os municípios de pequeno porte do Estado”, explica o gestor de negócios.

Na próxima quinta-feira, 29, será realizada nova audiência na Escola Municipal Caçula Valadares, localizada no Povoado São José. O prefeito Antônio da Fonseca Dórea (Toinho de Dorinha) reforça que a presença das comunidades próximas (Povoados Cacimba Nova e Recanto) é fundamental para que a busca por soluções tenha seus objetivos alcançados. “O trabalho em torno dessas oficinas está sendo intenso. Para melhor aproveitamento de todos os projetos, a participação da população é de extrema importância. Estaremos amanhã mais uma vez dispostos a ouvir as demandas de todos os cidadãos, para que após essa fase de discussões, possamos obter, através de políticas públicas, os instrumentos legais para solucionar todos os problemas”, acredita Toinho de Dorinha.

Nenhum comentário: