Realizada nesta quarta-feira, 30, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social. O evento reuniu 150 pessoas de diversos segmentos da sociedade civil organizada de todo o município.
Participaram do evento o Prefeito Toinho de Dorinha, Secretários Municipais e os Vereadores Pedro, Luciano e a Presidente da câmara em exercício Rita de Cássia.
Estiveram presentes na conferência o Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado Adinelson Alves e técnicos da CGE.
A conferência foi realizada no Colégio Estadual Prof João de Oliveira.
ascompmpv
Consocial de Poço Verde e Simão Dias movimentam centro sul sergipano |
em 30/11/2011 |
Nesta quarta-feira, 30, o Governo de Sergipe seguiu com a maratona de ações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) e desembarcou na região Centro Sul do Estado para uma conferência em dose dupla nos municípios de Poço Verde e Simão Dias. Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos em diversos municípios sergipanos, poço verdenses e simãodienses formularam propostas que estimulam uma gestão pública participativa, com transparência e que ofereçam mecanismo de combate à corrupção.
O Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), esteve presente nas conferências e levou importantes orientações, a exemplo das metodologias de elaboração de diretrizes, para facilitar a execução de todas as dinâmicas ao longo da Consocial nos municípios. Simão Dias e Poço Verde conseguiram mobilizar grande parte da população para atuar potencialmente nas Conferências e fortalecer cada vez mais o Estado democrático de direito.
Engajamento da sociedadeCom cerca de 120 pessoas, a Consocial do município de Poço Verde, distante 145 km da capital sergipana, reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas em um momento ímpar na cidade. Com bastante empenho, os poço verdense exploraram diversas idéias para a composição das diretrizes que estavam sendo elaboradas.
O prefeito da cidade, Antônio da Fonseca Dórea, o Tonho de Dorinha, agradece o apoio que o Governo de Sergipe tem dado à Consocial/Poço Verde, e ainda afirma que após a Consocial, Poço Verde viverá novas possibilidades na relação sociedade e governo, além de desenvolver e concretizar as políticas públicas do município.“Passamos bastante tempo nos preparando para esta Conferência e procuramos colocar a população para participar da Gestão Pública, já que, infelizmente, esta é uma situação ainda muito difícil. É democraticamente correto debater a importância da transparência no município de Poço Verde, e permitir que a população entenda a importância da participação na vida pública do próprio país”, observa o prefeito.O secretário municipal de Controle Interno e presidente da Comissão Organizadora Municipal da Consocial/Poço Verde, Lenaldo Lisboa de Araújo, acrescenta que esta é a oportunidade tanto do gestor público mostrar o seu trabalho e o que vem fazendo pela população, como também da sociedade trazer os seus anseios e lutar para que eles sejam realmente concretizados.
“Após diversas reuniões com a equipe da COMU nos engajamos diretamente com a divulgação da Consocial e com a mobilização da sociedade através de associações comunitárias, de visitas nas escolas, carros de som e panfletagem nas ruas, e na nossa própria rotina de trabalho. Tudo isto para que pudessem sair desta Consocial boas propostas e competentes delegados para a Conferência estadual no próximo ano”, esclarece Lenaldo. Para a poço verdense e trabalhadora rural Maria Aíres Oliveira, participar da Consocial foi a oportunidade de entender como o setor rural do município pode encontrar mecanismos de desenvolvimento da realidade do sertanejo e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.“Sem dúvida é preciso que a categoria dos trabalhadores rurais esteja representada em conferências como essas. Não só os sindicatos que representam esses trabalhadores, mas a própria comunidade rural, para que todos possam estar em condições de correr atrás de melhorias neste setor. Realmente este é um momento ímpar no nosso município, pois sentimos que os cidadãos estão sendo protagonistas de todo este processo”, avalia a trabalhadora.
População em pesoA Casa Paroquial, na cidade de Simão Dias, ficou pequena para comportar aproximadamente 300 pessoas que estiveram reunidas para mais uma etapa municipal da Consocial no Estado. Estudantes, líderes de associações, funcionários públicos, dentre outros, marcaram presença na conferência e mostraram a força do povo para o desenvolvimento do município.“Essa Conferência chega pra nos dar um suporte e uma segurança muito boa naquilo que precisamos saber para contribuir ainda mais com o nosso município”, relata a presidente do Conselho municipal do Fundeb, Maria Joelma Reis.
O prefeito municipal, Dênisson Déda, assume que ficou surpreso e bastante feliz com a participação maciça da população, representada através de vários setores sociais. Ele acredita que esta mobilização trouxe resultados satisfatórios durante a conferência e renderá bons frutos para o futuro do povo simãodiense.
“Temos aqui uma boa participação popular nos nossos mecanismos de controle social, através das entidades que participam dos conselhos de representação da sociedade civil, por exemplo – posso citar o do Fundeb, o da Saúde, o da Assistência Social. Nós fazemos questão de que haja essa participação. O debate sobre controle social e transparência vai ajudar o município a desenvolver melhor as suas ações, porque a população quer contribuir, quer pagar o imposto, mas também quer saber efetivamente pra onde esse dinheiro está sendo alocado, onde está sendo gasto”, explica o prefeito.Semana ConsocialApós a realização da Consocial nos municípios de Siriri, Poço Verde e Simão Dias, será a vez da população de Riachão do Dantas e Tomar do Geru encerrar a semana de conferências no Estado e estarem na história de luta pela transparência pública e o controle social da Administração Pública em Sergipe.De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e presidente da Consocial/SE, Adinelson Alves, a grande movimentação da Consocial ao longo desta semana no Estado está sendo bastante produtiva e contribuirá significativamente a serviço da cidadania e na consolidação do estado democrático de direito.
“Mais uma vez colocamos o pé na estrada rumo aos municípios para este encontro do poder público, com a sociedade civil do nosso estado, na certeza de que estamos ajudando a construir um novo tempo. Um tempo em que o povo está sendo chamado para exercer o seu direito de cidadãos e contribuir na implantação de medidas que possam ampliar ainda mais a transparência da gestão pública e construir as formas e mecanismos de participação social nos destinos da administração pública”, avalia Adinelson Alves.
http://www.cge.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=3437