quinta-feira, 13 de novembro de 2008

DIA DE CAMPO REÚNE CENTENAS DE PARTICIPANTES

Na manhã desta quarta-feira, 12, estudantes e produtores rurais do município, participaram de um dia de campo sobre as novas tecnologias para o plantio da palma. Poço Verde é um dos municípios sergipanos a ser beneficiado com o projeto Palma Para Sergipe desenvolvido pelo Sebrae.
O objetivo do projeto é disseminar o plantio da palma na região. Além do coordenador e de dez produtores de cada núcleo, o dia de campo foi aberto aos empreendedores do município que cultivam a planta.
Outro ponto interessante são as ações voltadas para o segmento operacional do pequeno especialista, direcionado para jovens estudantes. A meta é estimular pai e filho a conhecerem a palma e os benefícios que são gerados por essa resistente planta, orienta Paulo Suassuna, consultor do Sebrae responsável pela capacitação.
Além do prefeito Toinho de Dorinha o evento reuniu centenas de estudantes e produtores rurais.
O projeto tem como foco pequenos empreendedores rurais do interior do estado e integrantes de associações. Até agora, foram implantados os núcleos de Poço Verde, que fica na Escola Agrícola Municipal Presidente José Sarney, na comunidade de Terra Vermelha, e nos municípios de Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e Carira.
Cada núcleo capacitou dez pessoas da comunidade, coordenadas por um técnico cedido pela prefeitura municipal. Elas tiveram acesso a informações importantes, como a técnica correta para realizar o plantio, escolha apropriada do terreno, posição correta das fileiras e distância adequada entre os brotos de palma.O primeiro corte ocorre de 12 a 13 meses após o plantio. A planta pode ser cultivada até duas vezes por ano. A produtividade varia de 350 a 700 toneladas por corte num único hectare - sob condição de irrigação, é possível conseguir até 1.000 toneladas por hectare. Todo o trabalho é monitorado pelo engenheiro agrônomo Paulo Suassuna.



Nenhum comentário: