quarta-feira, 26 de novembro de 2008

IV FESTA NACIONAL DO FEIJÃO ENCONTRO DE PRODUTORES

Realizado nesta terça-feira, 25, o evento reuniu centenas de produtores no CECAF Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.
Criado em 2005 pela secretaria municipal de planejamento visa oferecer a todos a oportunidade de debates e trocas de experiências para obter boa produção e vantagens e acontece sempre no dia da Emancipação Política do Município. Este ano os temas das palestras foram credito rural, agricultura familiar, técnicas de plantio e cultivo agricultura e meio ambiente.
Com 34% Poço Verde ainda é considerado o maior produtor de feijão do estado. Em época de colheita é comum na cidade vários pequenos agricultores espalharem seu produto para secar. As plantações de feijão são em minifúndios e terras e não dispõem das escrituras públicas para conseguir um empréstimo bancário, aumentando a produção.
O tipo de feijão mais cultivado no município é o carioquinha, depois, o pérola. A produção local é exportada para vários estados brasileiros. As terras férteis tornaram o município um local de grande desenvolvimento e prosperidade, tanto que passou de distrito do município de Tobias Barreto para município em 25 de Novembro de 1953. Porém mesmo destacando-se com a produção agrícola e tendo a sua emancipação política, a cidade, assim como muitas outras em todo o nordeste, neste período também luta contra seca.
Texto Readaptado do Jornal Correio de Sergipe edição do dia 25 de novembro de 2008.

Nenhum comentário: