Os prefeitos de todo o Estado de Sergipe e secretários municipais de educação estiveram reunidos no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), na manhã de hoje para receber a visita do consultor do Ministério da Educação (MEC), Fernando Amorim. Durante o evento, foi feita uma explanação de vários projetos existentes no MEC que podem ser aplicados nos municípios para a melhoria da educação. Além de informar os caminhos para a captação de recursos junto ao Governo Federal, para a construção de creches, melhoria da infraestrutura das escolas e formação de professores. Fernado Amorim informou que o grande problema da educação atualmente não está ligado à falta de recursos e, sim, á forma equivocada de gestão.
O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-sul de Sergipe (AMURCES), Antônio da Fonseca Dórea ficou satisfeito com a reunião e informou que outros consultores de ministério virão a Sergipe, a exemplo de um representan tge da Cultura. “Essa reunião com o consultor do Ministério da educação foi super proveitosa porque os gestores têm a oportunidade de aprender a buscar o que existe de projeto no MEC para garantir à população um ensino público de qualidade. Isso demonstra que existe uma sintonia entre os governos municipais e federal”, afirmou.
O consultor do Ministério da Educação, Fernando Amorim aprovou a iniciativa dos gestores sergipanos e disse que o MEC deve trabalhar sempre em parceria para garantir a melhoria do ensino público brasileiro. “Nós mostramos aos prefeitos como é a dinâmica de funcionamento do Ministério da Educação hoje e como os municípios podem ter acesso aos programas educacionais. A princípio nós expomos algumas ações do PAR – Plano de Ações Articuladas, para a liberação de recursos e assistência técnica aos municípios”, afirmou Amorim
O consultor acrescentou ainda que o grande problema da educação brasileira não é falta de recursos e, sim, a dificuldade de gestão. “Atualmente a maioria dos municípios brasileiros não possue sequer um Conselho de Educação, que é fundamental. Outro ponto é que as escolas tenham um conselho escolar. Um diagnóstico também observado pelo MEC é que a estrutura física de praticamente todas as escolas brasileiras está deficitária> Por esse motivo, já estamos priorizando para investimentos 1828 municípios. Em Sergipe já são 64. Nós pretendemos com isso, corrigir os sérios problemas que existem hoje nas escolas. Por isso estamos aqui orientando os gestorers municipais”, explicou Fernando Amorim.
O consultor do Ministério da Educação, Fernando Amorim aprovou a iniciativa dos gestores sergipanos e disse que o MEC deve trabalhar sempre em parceria para garantir a melhoria do ensino público brasileiro. “Nós mostramos aos prefeitos como é a dinâmica de funcionamento do Ministério da Educação hoje e como os municípios podem ter acesso aos programas educacionais. A princípio nós expomos algumas ações do PAR – Plano de Ações Articuladas, para a liberação de recursos e assistência técnica aos municípios”, afirmou Amorim
O consultor acrescentou ainda que o grande problema da educação brasileira não é falta de recursos e, sim, a dificuldade de gestão. “Atualmente a maioria dos municípios brasileiros não possue sequer um Conselho de Educação, que é fundamental. Outro ponto é que as escolas tenham um conselho escolar. Um diagnóstico também observado pelo MEC é que a estrutura física de praticamente todas as escolas brasileiras está deficitária> Por esse motivo, já estamos priorizando para investimentos 1828 municípios. Em Sergipe já são 64. Nós pretendemos com isso, corrigir os sérios problemas que existem hoje nas escolas. Por isso estamos aqui orientando os gestorers municipais”, explicou Fernando Amorim.
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