sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BANDA LARGA CHEGA EM ESCOLAS DE POÇO VERDE

Nos próximos três anos, todas as escolas públicas com mais de 50 alunos terão laboratórios de informática com internet banda larga. A rede já estará instalada em duas mil escolas e possibilitará o acesso de 2,4 milhões de alunos à rede mundial de computadores. Essas medidas estão previstas no programa Banda Larga nas Escolas, viabilizado por uma parceria firmada entre órgãos do governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia.
O novo projeto, que será implementado em 56.685 mil escolas públicas até dezembro de 2010, tem três frentes de ação. A primeira é a instalação dos laboratórios de informática no âmbito do Proinfo. A segunda é a conexão de internet em banda larga, que as operadoras levarão gratuitamente às escolas até 2025, atualizando a velocidade periodicamente. A terceira frente do programa Banda Larga nas Escolas é a capacitação dos professores. Para tanto, serão oferecidos cursos a distância, que serão acompanhados pela Secretaria de Educação a Distância do MEC.
A previsão é que 40% das escolas públicas de educação básica previstas pelo projeto tenham laboratórios de informática com internet banda larga ainda este ano. Em 2009, mais 40% das escolas serão atendidas e, em 2010, esse percentual será estendido aos 20% restantes. O serviço vai beneficiar 37,1 milhões de estudantes quando estiver plenamente implantado. Estima-se que 86% dos alunos serão alcançados pelo programa.
Em Poço Verde a banda larga já chegou para duas escolas municipais (Antonio C. Valadares e Reunidas Josias Rabelo), e em quatro escolas estaduais (Colegio Estadual João de Oliveira, Antonio Muniz, Sebastião da Fonseca, e Epifanio Doria), além das escolas, o Pólo UAB/UFS, também foi contemplado e já está sendo providenciada a instalação.

Nenhum comentário: