sexta-feira, 27 de maio de 2011

POV. SÃO JOSÉ: ESCOLA INFANTIL É REINAUGURADA

Moradores do povoado São José, em Poço Verde, ganharam mais um benefício da prefeitura. No final de semana, o prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha (PSB), fez a entrega das obras de reconstrução da creche Morada do Saber Inácia Maria das Virgens. Inaugurada em 1991, o local nunca havia recebido uma reforma estrutural como a que foi realizada pela atual administração.

Com as obras, a creche passou a contar com piso de alta resistência, novas portas, janelas, telhado, forro, revestimento nas paredes, além da aquisição de móveis e utensílios. Uma das novidades é a climatização das três salas de aula, que agora dispõem de ar-condicionado para as crianças.

A creche conta ainda com um berçário, cantina, refeitório, secretaria, almoxarifado, banheiros para funcionários e para as crianças e espaço de recreação. O prédio acolhe diariamente 105 crianças da comunidade matriculadas na creche, educação infantil e pré-escola.

A reconstrução foi elogiada pelo professor Paulo Roberto Caduda Santos, representante do Sintese no município e presidente do Conselho Municipal de Educação. Ele ressaltou que a nova estrutura significa qualidade no ensino e dignidade para as crianças. “Fico feliz porque 2011 começou com uma nova fase na educação de Poço Verde. Conseguimos no primeiro mandato do prefeito uma recuperação salarial histórica para o magistério e agora acompanhamos a reestruturação física da rede”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ina Valéria Silva Freitas, disse que essa obra só foi possível graças ao compromisso do prefeito com a educação de Poço Verde. “Investimos nessa escola recursos próprios, dinheiro que só foi possível após a prefeitura realizar um leilão de um prédio inutilizado e reverter o valor arrecadado para a melhoria da rede de ensino”, lembrou.

Emocionada, a secretária disse que a situação do prédio era tão crítica, que muitas pessoas afirmavam que ele teria de ser demolido para a construção de uma nova escola. “As crianças estavam estudando em um outro local, e quando viemos aqui com a equipe de engenharia, chegamos à conclusão de que o espaço poderia ser reaproveitado, o que é bom, pois com isso mantemos a história dessa escola e de todos os alunos, professores e funcionários que por aqui passaram”, frisou Valéria Freitas.

O vereador Pedro de Jesus Santos, o ‘Pedro de João Rodrigues’ (PCB), ressaltou que o povoado São José nunca recebeu, em toda a sua história, um volume de investimentos públicos como nos últimos seis anos. “Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o prefeito Toinho tem conseguido benefícios através de recursos próprios e das parcerias com os governos estadual e federal. Se formos somar todos os investimentos, são mais de R$ 10 milhões aqui no São José”, destacou.

Toinho de Dorinha lembrou das dificuldades financeiras do município em conseguir recursos suficientes para investir na educação, mas disse que em seus dois mandatos não poupou esforços para oferecer um ensino de qualidade para os estudantes de Poço Verde.

“Essa creche é um exemplo desse nosso esforço. Aqui, inclusive, não iríamos colocar ar-condicionado nas salas, mas quando cheguei aqui no horário que o sol estava mais forte, vi que as crianças ficariam desconfortáveis, mesmo colocando o ventilador. Foi então que decidimos colocar os aparelhos”, revela o prefeito. Atualmente, o município realiza obras em 19 escolas da rede municipal.

Nenhum comentário: