segunda-feira, 30 de março de 2009
PREFEITURA DE POÇO VERDE PRIORIZA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Investir na melhoria da educação tem sido um compromisso permanente da administração municipal de Poço Verde nos últimos quatro anos e três meses. Não há dúvidas que nesse período, o setor mudou, e mudou para melhor. A prefeitura iniciou uma política de valorização do magistério a partir do permanente diálogo com a categoria, garantindo investimentos salariais e na qualificação, que têm proporcionado avanços significativos no nível de aprendizado dos estudantes. Uma prova concreta dessa nova realidade é o desempenho do município na mais completa avaliação do ensino público no país. Poço Verde alcançou a melhor colocação em Sergipe no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), ficando entre os melhores 60 do país, numa disputa com mais de 5.400 municípios brasileiros. Os reajustes salariais, desde 2005, têm sido um diferencial para o magistério. No primeiro ano da administração “Um Novo Tempo”, os professores receberam um aumento histórico de 25%, colocando Poço Verde na categoria dos melhores salários para professores em todo o Estado de Sergipe. Além disso, a atual administração nunca se negou a receber a classe para o diálogo. Exemplo claro disso é o progressivo aumento nos vencimentos dos docentes municipais a cada ano. Em 2006 foi de 4,6%; em 2007 foi de 3%; em 2008 de 9,2%, perfazendo um total de 41,8% de aumento nestes quatro anos de gestão. Outro benefício para o professor foi o pagamento da titulação, um direito que nunca foi colocado em prática no município. A prefeitura começou a pagar a gratificação a partir de agosto de 2008, e hoje contempla 134 professores, variando entre 5 a 20%. Vale lembrar que Poço Verde foi o primeiro município do interior de Sergipe a implantar a Gestão Democrática, uma política pública que merece destaque. Trata-se de uma conquista valiosa, pois garante a participação maior dos pais e da comunidade como um todo no processo de aprendizagem dos seus filhos. A melhor notícia é que os investimentos não param. Um dos exemplos é a construção de laboratórios de informática nas escolas da rede municipal. Três estabelecimentos (Presidente José Sarney, Governador Valadares e Dona Caçula Valadares) já contam com o benefício. Para esse ano, a previsão é de que mais três escolas ganhem laboratórios de informática, possibilitando uma ferramenta a mais de aprendizado para seus alunos. A prefeitura também irá construir duas escolas no município. Uma na sede, com seis salas de aula, e outra no povoado Malhadinha.
SAÚDE: POÇO VERDE SE MOBILIZA CONTRA A DENGUE
O governo do Estado está intensificando as forças tarefas contra a dengue. Desde a última terça-feira (24), Poço Verde está em forte mobilização no combate a endemia. Já foram deslocados para o município 126 agentes com o intuito de desenvolver um trabalho preventivo. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, 15 agentes municipais também realizam um trabalho intenso de visitas às residências, inclusive nos fins de semana, mas boa parte da população ainda insiste em não cumprir as recomendações dos trabalhadores. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) permaneceu no município até o dia 25. O secretário Municipal de Saúde, Ulisses Eduardo Silva Freitas, informou ainda que a Prefeitura disponibilizou toda a logística necessária para apoiar a equipe enviada pelo governo do Estado. “A Prefeitura ofereceu abrigos para os agentes de endemias e as refeições para os coordenadores do grupo. Estamos dando todo o apoio necessário para o bom andamento dos trabalhos. Agora, a população precisa se conscientizar mais sobre a doença. Há algumas reclamações de que os agentes fazem as visitas, encontram focos de dengue, recomendam a população e na semana seguinte, em nova visita, a situação está a mesma. Isso não pode acontecer”, disse Ulisses. O trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Poço Verde é bastante árduo, justamente por toda essa falta de consciência da população quanto aos riscos causados pela dengue. Em várias residências, as equipes de endemias têm encontrado focos com freqüência. Os proprietários são orientados, mas não seguem as dicas que são dadas pelos agentes. “Por esse motivo, vamos comunicar o fato ao Ministério Público Estadual (MPE), já que não podemos ser responsabilizados por isto. Além disso, estamos fazendo um trabalho intenso quanto à conscientização. Hoje, o município é considerado com médio risco de epidemia. Não queremos que aconteça um ‘surto’ em nosso município”, acrescentou Ulisses. Números Dados do Ministério da Saúde sobre a situação da dengue em Sergipe revelam que os depósitos domésticos de água são responsáveis por 85% dos focos de larvas do mosquito transmissor da doença. Os números são de 2008 e mostram que foram encontradas larvas em 261 depósitos de água (caixas, tambores, tonéis, poços, etc.), o que corresponde a 84,5%, 41 depósitos domiciliares (vasos, pratos, bromélias, ralos, piscina, etc.), igual a 13,3% do total, lixo (resíduos sólidos), apenas 2,3% das amostras. Diante do quadro, o secretário pede aos usuários que cubram os reservatórios com plásticos e panos e que eles sejam removidos somente durante a utilização da água. Pode-se evitar que o mosquito deposite suas larvas nas caixas d’água diluindo uma colher de água sanitária em cada litro do líquido armazenado. A lavagem dos recipientes vazios deve ser feita semanalmente. “É fato que falta água, mesmo assim a população precisa tomar estes cuidados. Dessa forma é melhor para todo mundo”, declarou o secretário.
sábado, 28 de março de 2009
PREFEITO TOINHO DE DORINHA TOMA POSSE COMO NOVO PRESIDENTE DA AMURCES
“Nossa meta nos próximos dois anos é reestruturar a associação e levantar algumas discussões para resolver eventuais problemas que os municípios estão tendo, a exemplo do Piso Salarial dos Professores, reforma tributária, destino dos resíduos, através da implantação de uma usina de tratamento, unificar todas as associações (criação de uma federação) e criar um plano de previdência próprio. Apenas dois municípios em Sergipe possuem este plano de previdência, Aracaju e Tomar do Geru.
Quanto à unificação das associações de municípios, Toinho de Dorinha afirmou que esta é a melhor saída para fortalecer as cidades sergipanas. “Praticamente todos os municípios aqui no Estado têm os mesmos problemas e reivindicam as mesmas coisas. Por esse motivo, todos unidos chegam ao objetivo mais rapidamente. O nosso maior propósito é captar os recursos enviados pelo Governo do Estado para, dessa forma, realizar obras grandiosas que atendam as necessidades das comunidades”, afirmou Toinho de Dorinha.
O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, compareceu à Cerimônia, representando o governador Marcelo Déda e não poupou elogios ao novo presidente da Amurces. “Toinho de Dorinha assume este cargo hoje porque se mostrou um prefeito atuante e com bom relacionamento com os demais gestores municipais. A expectativa agora é que ele consiga elevar o nome dos 27 municípios que fazem parte da Amurces e captar recursos para amenizar os problemas existentes. Existe a proposta de unificação das associações. Isso é muito bom. Todos os municípios sergipanos têm os mesmos problemas e juntos fica mais fácil fazer as reivindicações”, declarou Belivaldo Chagas.
O 2º vice-presidente da associação, Valmir Monteiro (PSC), prefeito de Lagarto, justificou sua participação na direção da entidade como forma de buscar, junto aos demais administradores, a união de todos eles com o objetivo de encontrar soluções comuns para os municípios. “Nosso interesse é desenvolver um trabalho em benefício dos municípios sergipanos”, disse.
Monteiro defendeu a idéia da criação de uma única associação, como forma de fortalecer o movimento municipalista no estado. Para o 2º vice-presidente, a atual situação financeira das prefeituras reforça a necessidade de união dos municípios. “Essa é a primeira vez que sou prefeito e estou vendo o quanto é difícil. O presidente Lula está fazendo festa com o dinheiro dos municípios, beneficiando as montadoras, e deixando as prefeituras numa situação difícil. Temos que estar unidos para tentar reverter esse quadro”, defendeu o prefeito de Lagarto.
A Amurces
A associação foi fundada em 24 de maio de 1989, e é composta por 27 municípios situados nas regiões centro-oeste e sul de Sergipe. A Amurces tem plena representatividade para defender os interesses institucionais, prestando assistência político-institucional, promovendo atividades dirigidas ao desenvolvimento tecnológico e social, estruturando e fortalecendo o movimento municpalista, garantindo a qualidade das informações para auxiliar no processo da administração pública municipal.
quarta-feira, 25 de março de 2009
SAÚDE: BRIGADA, UM VERDADEIRO EXÉRCITO CONTRA O MOSQUITO
sábado, 21 de março de 2009
EDUCAÇÃO: SECRETARIA ENCERRA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES
NOVAS COMPOSIÇÕES
A cerimônia teve início com a formação de uma mesa de representações políticas compostas por: José Carlos (Alemão) - presidente da COOPEC, Clérison Santana - Secretário da Base de Serviços das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Estados de Sergipe e Alagoas – BASER - SE/AL, Paulo Roberto Caduda - delegado regional do SINTESE, Luciano Araújo e Rita de Cássia - representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Poço Verde, Adisandro Pinheiro - representante da Câmara Municipal de Vereadores de Tobias Barreto, e Adinelço Vidal - secretário de agricultura do município de Tobias Barreto.
Fizeram-se presentes à assembléia da COOPEC 64% do seu quadro social, o que demonstra o interesse dos cooperados pelo desenvolvimento do cooperativismo na região.
O processo de constituição da COOPEC vem desde o ano 2000, quando agricultores se mobilizaram para criar uma cooperativa de crédito para melhor atender às demandas da agricultura familiar nos municípios de Poço Verde, Tobias Barreto e Heliópolis. Somente em janeiro de 2008 a cooperativa iniciou seus trabalhos e conta hoje com um quadro social de 57 cooperados, é membro fundadora da BASER SE/AL que assessora cooperativas de crédito e de produção dos Estados de Sergipe e Alagoas, e filiada à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES, que representa no cenário nacional, diversas cooperativas de todo o Brasil.
A COOPEC hoje conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poço Verde, que mantêm as despesas de parte da sua estrutura e desempenha um papel de articulação política junto à outras esferas da administração pública, do Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FUNDAF, uma OSCIP que transfere recursos às cooperativas de crédito de Sergipe e Alagoas para o acesso ao microcrédito solidário, com a Cooperativa Central de Crédito da Bahia – ASCOOB, que monitora os índices das cooperativas filiadas e faz a centralização de recursos, e, negocia com o Banco do Brasil a consolidação da parceria para a utilização de serviços de correspondentes bancários e repasse de recursos do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Fagner Araújo - Dir. Presidente
Denilson Santos - Dir. Financeiro
Jocineide Jacó - Dirª. Adm.
Adinelço Vidal - Conselheiro
José Carlos 1 - Conselheiro
Sebastião Nascimento - Titular
Roberto Caduda - Titular
Fideles Sales - Suplente
Arlindo Garcia - Suplente
Jackson Rocha - Suplente
sexta-feira, 20 de março de 2009
CULTURA: TRADIÇÃO FÉ DEVOÇÃO
Muita Fé, Devoção e Tradição e um único pedido chuva para região principalmente, era o que demonstrava cada participante da procissão em louvor a São José, cada ano que passa cresce o numero de fies que celebram com muito amor o dia de São José depositando nele a esperança de um bom inverno.
Participaram também da programação festiva, o dep. Estadual Wanderle Correia, vereadores, e secretários municipais.
JORNAL DA CIDADE FALA DA BARRAGEM DE SÃO JOSÉ
Publicada: 15/03/2009 no Jornal da Cidade
Depois de figurar nas páginas policiais como uma das obras da construtora Gautama, principal responsável pelo desfecho da Operação Navalha, a barragem São José, no município de Poço Verde, finalmente deve ser inaugurada em breve, mais precisamente em maio desse ano. A previsão é do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o “Toinho de Dorinha” (PSB), que conseguiu em Brasília anular a primeira licitação e iniciar um novo processo.
quarta-feira, 18 de março de 2009
EXECUTIVO: PREFEITO TOINHO DE DORINHA PARTICIPA DE ENCONTRO
Com 170.542 habitantes, dos quais 74.101 (43,45%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,60. O Sertão Ocidental sergipano tem 17.959 agricultores familiares, 788 famílias assentadas e uma comunidade quilombola.
EXECUTIVO: PREFEITO PARTICIPA DE NOVENARIOS
19/03 – DIA FESTIVO –
5:00 h Alvorada
10:00 h: Batizados
15:00 h – Missa solene
16:00 h – Procissão e benção do Santíssimo Sacramento.
segunda-feira, 16 de março de 2009
PREFEITO: UNINDO FORÇAS
EDUCAÇÃO: EM AÇÃO
Continua as negociações sobre o piso salarial para os professores da rede municipal de ensino.
Termina nesta sexta-feira dia 20, o prazo para as inscrições no Pro Jovem Urbano.
quarta-feira, 11 de março de 2009
TODOS UNIDOS
Fotos da mobilização de combate a dengue realizado pelas secretarias de saúde e obras do municipio.
Nos ultimos dias o trabalho se prolonga por toda semana.
Outras informações acesse o site oficial da campanha http://www.combateadengue.com.br/.
segunda-feira, 9 de março de 2009
POÇO VERDE É 10 DENGUE É ZERO
Tudo começou devido a uma convocação do prefeito Toinho de Dorinha que reuniu todos os secretarios e pediu o empenho de todos no combate a dengue no município. O assunto foi tema durante de reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 05, na câmara de vereadores onde se fizeram presentes o prefeito Toinho de Dorinha vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada e de alunos das escolas publicas municipais e estaduais. É um trabalho que não depende apenas do poder publico mais de toda população todos podem participar e contribuir.
OBRAS: TOINHO DE DORINHA, VALADARES E VALADARES FILHO VISITAM OBRAS
O Senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal Valadares Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, visitaram ontem, 8, as obras da barragem localizada no povoado São José, em Poço Verde. Eles estiveram acompanhados do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha, todos do PSB. Os visitantes ficaram satisfeitos com o andamento dos trabalhos e receberam a notícia de quem em maio, caso não haja nenhum empecilho natural, a obra estará pronta.
A barragem, que terá capacidade de armazenar 3,4 milhões de metros cúbicos de água, será utilizada para abastecimento humano, animal e para a agricultura irrigada. “Foi uma luta grande, mas graças ao empenho do senador Valadares e do deputado Valadares Filho, conseguimos regularizar a obra, que estava parada por determinação do Tribunal de Contas da União, e realizar uma nova licitação. Com certeza Poço Verde será outro município quando a barragem estiver com sua capacidade máxima”, garante Toinho de Dorinha.
Na comitiva também estavam Pe. Souza, os prefeitos de Tobias Barreto Dílson de Agripino, e Erivaldo Oliveira de Pinhão, além de secretários municipais e vereadores.
sábado, 7 de março de 2009
EDUCAÇÃO: ATIVANDO
sexta-feira, 6 de março de 2009
AÇÃO SOCIAL: CURSOS SERÃO DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DO CRAS
A secretaria municipal de Ação Social reuniu na ultima quarta-feira, 4, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, representantes de 135 familias cuja as mesmas participam do ASEF, Programa de Ações Sócias Educativas as familias são beneficiadas aquelas familias que tem filhos matriculados em creches municipais. De acordo com Tereza Angélica Assistente Social do municipio a secretaria tem interresse de iniciar o quanto antes dois cursos beneficiando cerca de 40 pessoas, o de Sandalaias Macramê, são sandalias ornamentais e que estão fazendo o maior sucesso no mercado e o de corte e costura, as participantes deverão fazer um cadastro a partir desta segunda, 09 na sede da secretaria de Ação Social. Em abril outros cursos serão ofertados. "Não por ser só um programa mais a prefeitura ela tem se dedicado e muito na questão de algo que estimule principalmente as mulheres a participar, aprender e a praticar, formando novos horizontes para a família e quem sabe trabalho e renda basta querer ", Concluiu Tereza.
quinta-feira, 5 de março de 2009
EDUCAÇÃO: PROJETO ESTIMULA A LEITURA
Em 1999, o MOC – Movimento de Organização Comunitária3, incentivado pelo
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e inspirado pela experiência de
leitura lúdica e crítica com indígenas do Centro Cultural Luís Freire, em Recife, deu início ao Projeto Baú de Leitura. O Projeto Baú de Leitura começou como instrumento de incentivo à leitura dentro do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visto que é desenvolvido também na região semi-árida da Bahia desde 1997, especificamente na região do sisal, onde havia altos índices de trabalho infantil e o acesso a livros é muito raro.Garantir o acesso a livros literários às meninas e meninos de escolas municipais do Semi-árido baiano é o intuito do Projeto Baú de Leitura, do Movimento de Organizações Comunitárias (MOC), de Feira de Santana na Bahia. “Outro objetivo é praticar uma leitura de forma prazerosa, lúdica e contextualizada com estas crianças e adolescentes, ou seja, estimular o gosto duradouro pela leitura”, completa Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do MOC. Vera conta que, antes do Projeto, o contato das crianças da região com a leitura era “obrigatório, forçado, apenas para decodificar” e não proporcionava o gosto permanente pelo gesto de ler. Então, para construir novos hábitos de leitura, os livros dos baús trazem histórias infantis que abordam temas da realidade das crianças e adolescentes do Semi-árido e estimulam a criatividade e auto-estima. Desta maneira, o Baú de Leitura se insere na proposta da Educação Contextualizada para Convivência com o Semi-árido. “Os livros são selecionados para possibilitar uma contextualização com a região. Os debates, a valorização do ecossistema, da cultura do Semi-árido, da poesia, do teatro, da música, do jeito de ser e viver no Semi-árido”, diz Vera. As temáticas trabalhadas no projeto são: identidade, meio-ambiente, cidadania, com o foco nas questões locais, vividas e bem conhecidas pelos (as) educandos (as). A importância da cultura do Semi-árido é tratada de forma a valorizar a mesma e os temas de Meio Ambiente, por exemplo, enfatizam o cuidado, a preservação, a integração sustentável do ser humano como parte deste meio.