Na manhã da última quarta-feira, 4, nos educadores sociais e professores participaram de um encontro cujo objetivo era conhecer a metodologia do projeto Baú de Leitura e seus benefícios. De acordo com Sanadia Santos do Centro Dom José Brandão de Castro, entidade que acompanha o projeto no Estado, Poço Verde é referencia internacional quando se fala no Baú de Leitura, “aqui já foram desenvolvidas importantes ações que tem dado resultados positivos, nossa luta agora é tornar o projeto em política publica”.
Em 1999, o MOC – Movimento de Organização Comunitária3, incentivado pelo
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e inspirado pela experiência de
leitura lúdica e crítica com indígenas do Centro Cultural Luís Freire, em Recife, deu início ao Projeto Baú de Leitura. O Projeto Baú de Leitura começou como instrumento de incentivo à leitura dentro do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visto que é desenvolvido também na região semi-árida da Bahia desde 1997, especificamente na região do sisal, onde havia altos índices de trabalho infantil e o acesso a livros é muito raro.Garantir o acesso a livros literários às meninas e meninos de escolas municipais do Semi-árido baiano é o intuito do Projeto Baú de Leitura, do Movimento de Organizações Comunitárias (MOC), de Feira de Santana na Bahia. “Outro objetivo é praticar uma leitura de forma prazerosa, lúdica e contextualizada com estas crianças e adolescentes, ou seja, estimular o gosto duradouro pela leitura”, completa Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do MOC. Vera conta que, antes do Projeto, o contato das crianças da região com a leitura era “obrigatório, forçado, apenas para decodificar” e não proporcionava o gosto permanente pelo gesto de ler. Então, para construir novos hábitos de leitura, os livros dos baús trazem histórias infantis que abordam temas da realidade das crianças e adolescentes do Semi-árido e estimulam a criatividade e auto-estima. Desta maneira, o Baú de Leitura se insere na proposta da Educação Contextualizada para Convivência com o Semi-árido. “Os livros são selecionados para possibilitar uma contextualização com a região. Os debates, a valorização do ecossistema, da cultura do Semi-árido, da poesia, do teatro, da música, do jeito de ser e viver no Semi-árido”, diz Vera. As temáticas trabalhadas no projeto são: identidade, meio-ambiente, cidadania, com o foco nas questões locais, vividas e bem conhecidas pelos (as) educandos (as). A importância da cultura do Semi-árido é tratada de forma a valorizar a mesma e os temas de Meio Ambiente, por exemplo, enfatizam o cuidado, a preservação, a integração sustentável do ser humano como parte deste meio.
Em 1999, o MOC – Movimento de Organização Comunitária3, incentivado pelo
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e inspirado pela experiência de
leitura lúdica e crítica com indígenas do Centro Cultural Luís Freire, em Recife, deu início ao Projeto Baú de Leitura. O Projeto Baú de Leitura começou como instrumento de incentivo à leitura dentro do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visto que é desenvolvido também na região semi-árida da Bahia desde 1997, especificamente na região do sisal, onde havia altos índices de trabalho infantil e o acesso a livros é muito raro.Garantir o acesso a livros literários às meninas e meninos de escolas municipais do Semi-árido baiano é o intuito do Projeto Baú de Leitura, do Movimento de Organizações Comunitárias (MOC), de Feira de Santana na Bahia. “Outro objetivo é praticar uma leitura de forma prazerosa, lúdica e contextualizada com estas crianças e adolescentes, ou seja, estimular o gosto duradouro pela leitura”, completa Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do MOC. Vera conta que, antes do Projeto, o contato das crianças da região com a leitura era “obrigatório, forçado, apenas para decodificar” e não proporcionava o gosto permanente pelo gesto de ler. Então, para construir novos hábitos de leitura, os livros dos baús trazem histórias infantis que abordam temas da realidade das crianças e adolescentes do Semi-árido e estimulam a criatividade e auto-estima. Desta maneira, o Baú de Leitura se insere na proposta da Educação Contextualizada para Convivência com o Semi-árido. “Os livros são selecionados para possibilitar uma contextualização com a região. Os debates, a valorização do ecossistema, da cultura do Semi-árido, da poesia, do teatro, da música, do jeito de ser e viver no Semi-árido”, diz Vera. As temáticas trabalhadas no projeto são: identidade, meio-ambiente, cidadania, com o foco nas questões locais, vividas e bem conhecidas pelos (as) educandos (as). A importância da cultura do Semi-árido é tratada de forma a valorizar a mesma e os temas de Meio Ambiente, por exemplo, enfatizam o cuidado, a preservação, a integração sustentável do ser humano como parte deste meio.
Em Poço Verde o projeto é coordenado por Nanci Oliveira e Rosilene Alves com o apoio das Secretarias de Educação e Ação Social.
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