terça-feira, 7 de julho de 2009

PREFEITO TOINHO DE DORINHA PARTICIPARÁ XII MARCHA A BRASÍLIA

Pelo menos 29 prefeituras sergipanas estarão presentes na XII Marcha Histórica de Municípios a Brasília. O evento, que ocorrerá de 14 a 16 de julho, discutirá temas como a aprovação de projetos que estão parados no congresso, a exemplo da Emenda 29 (que trata de verbas destinadas aos programas de saúde publica dos municípios), a Reforma Tributária, o parcelamento das dívidas dos municípios e a Lei dos Precatórios.
Até o momento já foram feitas 40 inscrições (de representantes de 29 municípios sergipanos), mas as inscrições só serão encerradas no dia 14, quando começa o evento.
“Este é o fortalecimento do movimento municipalista brasileiro. Quanto mais os municípios se unirem para reivindicar apoio da União, mais fácil de ter os pleitos atendidos”, afirma Toinho de Dorinha, presidente da Associação das Prefeituras da Região Centro-Sul.
Além dele, Gilson dos Santos, da Associação dos Prefeitos do Vale do Cotinguiba, e Ricardo Roriz, da Associação dos Prefeitos do Baixo São Francisco, estarão presentes como entidades representativas de Sergipe para fortalecer a luta dos municípios sergipanos.
A maioria dos municípios vem com a disposição de não aceitar o prolongamento por mais tempo do que classifica como “a tortura da espera” na aprovação de projetos de interesse dos municípios que estão parados no Congresso.
A Emenda 29, por exemplo, teve o texto aprovado em 2008 pelo Senado, mas ele se mantém parado na Câmara e os representes dos municípios esperam convencer os deputados da necessidade de imediata aprovação da proposta. “A emenda tramita no Congresso desde 2006 e se estivesse em vigor teria garantido aos municípios, nos últimos três anos, mais R$ 20 bilhões para os programas de saúde pública”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
A Reforma Tributária está em discussão há mais de 10 anos e, de acordo com o presidente da CNM, só voltará ao debate em agosto ou setembro. Já a Lei dos Precatórios é mais um tema para o qual os representantes esperam a mesma atenção. “Ainda estamos esperando a aprovação do texto que já passou pelo Senado”, afirma Dorinha. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ficará acompanhando os desdobramentos e dará sustentação às reivindicações. Municípios inscritos
Já foram inscritos os municípios sergipanos: Amparo do São Francisco, São Miguel do Aleixo, Boquim, Santana do São Francisco, Malhador, Japoatã, Siriri, Santa Rosa de Lima, Lagarto, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Umbaúba, Carira, Rosário do Catete, São Cristovão, Propriá, Arauá, Poço Verde, Malhada dos Bois, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pedrinhas, Frei Paulo, General Maynard, Itabaiana, Porto da Folha e Telha.

Fonte: jornaldacidade.net

Nenhum comentário: