Povoado São José, município de Poço Verde. Lá, durante a maior parte do ano, o rio Real não passa de uma linha d’água instável e mortiça. O solo é visivelmente mais arenoso e pobre do que o do resto da região. A palavra ‘água’ soa na boca dos habitantes como uma preciosidade. E o abandono da obra que fora pensada para mudar essa realidade minou completamente as esperanças que a população alimentava de melhoria. “Ninguém estava preocupado em fazer a barragem daqui. Era só confusão e mais confusão e nada de construir nada”, declarou o lavrador Jailton Nascimento de Souza. Mas a solução do dilema também foi testemunhada por ele. “Só quando se juntou o atual Governo com a atual prefeitura é que, em um ano, tudo foi feito”.
O trabalhador rural se refere à parceria efetuada entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Poço Verde para a conclusão da Barragem São José. Resultado de um investimento da ordem de R$ 4.905.293, 34, dos quais R$ 280 mil fornecidos pelo Governo de Sergipe, a obra reterá a água do rio Real no período do inverno e garantirá o fornecimento de água para a região durante todo o ano, beneficiando diretamente todos os 3 mil habitantes do Povoado São José. Há ainda a previsão de atendimento de mais 15 mil pessoas com a conclusão dos projetos que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) irá desenvolver em Poço Verde.
O governador do Estado, Marcelo Déda, destacou que a conclusão da obra é uma demonstração da força e da dedicação do Governo com Sergipe. “A Barragem São José é a concretização de um ideal que permeia nossa administração desde o início: o ideal de compromisso com o povo sergipano. E não emprego aqui o termo ‘compromisso’ de forma esvaziada ou retórica, mas para qualificar todo o processo de verdadeira higienização burocrática e de investimentos pela qual passou essa obra, que fora negligenciada por administrações anteriores. A Barragem São José, portanto, congrega duas vitórias em uma só: a da transparência e a da capacidade de realização desse Governo”, frisou.
Já o prefeito de Poço Verde, Antônio Fonseca, ressaltou os benefícios que a construção trará para os poçoverdenses. “A população vai ter um ganho econômico considerável, pois a barragem vai viabilizar irrigação, vai permitir que na época de seca os animais possam beber e vai possibilitar a piscicultura, algo que nunca houve aqui no município. A obra também vai proporcionar um melhor abastecimento de água para uso humano e irá permitir a criação de um perímetro irrigado, que vai gerar mais milho, mais feijão e permitirá o cultivo de frutas”, elencou.
O prefeito destacou ainda que a barragem, situada exatamente no limite entre Poço Verde e os municípios baianos de Adustina e Fátima, também servirá para impulsionar o turismo intermunicipal e até interestadual na região. “Antes mesmo de ter sido inaugurada, a construção tem atraído milhares de pessoas de todos os municípios vizinhos. São pessoas que aparecem para se banhar no ponto do rio onde a barragem está, movimentando o comércio local”, explicou.
saiba mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário